Procon Divulga Lista de Sites que Devem Ser Evitados na Black Friday

Quem não vê a hora de aproveitar os descontos do maior evento de compras pela internet: a Black Friday? Mas é preciso ficar atento na hora da compra para não cair em armadilhas. Para ajudá-los, o Procon São Paulo atualizou recentemente a lista dos sites que devem ser evitados na Black Friday e em outras compras online.

Embora a lista de sites reprovados seja divulgada pelo Procon SP, a dica vale para todos que fazem compra pela internet.

Os sites que devem ser evitados na Black Friday não são recomendáveis, porque já venderam produtos com defeitos, não entregaram os produtos e foram alvo de outras inúmeras queixas no Procon. Ou seja, não cumprem com o que prometem.

Geralmente, são sites que ninguém consegue localizar os responsáveis, que não têm contato e que não respondem às denúncias do Procon.

Cuidados na Hora de Comprar na Black Friday

A Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para conseguir produtos com descontos, mas é também um período que consumidor deve ter mais atenção na hora da compra pela internet.

São ofertas relâmpagos, com preços ótimos e, por isso as pessoas acabam comprando em sites desconhecidos e nem sempre eles são confiáveis.

Na hora da compra pela internet, o consumidor não pode ter pressa. A primeira precaução é analisar bem a procedência do site, se ele tem informações de contato, canal de atendimento e responsável.

Além de consultar a lista de sites que devem ser evitados na Black Friday é importante buscar na própria internet depoimentos de outros consumidores e amigos nas redes sociais sobre a loja que deseja comprar. Um bom site para verificar a procedência do site é a Proteste, que busca promover os direitos do consumidor.

Caso fique em dúvida não faça a compra e procure uma outra loja virtual mais confiável.

lista de sites reprovados pelo procon

Clique aqui para ver a lista completo dos sites reprovados pelo Procon

É importante que você salve as imagens da tela do computador ou celular, por meio de print (espécie de foto que reproduz a imagem e/ou texto da tela), durante o processo de compra pela internet.

Pois com este material em mãos, será possível comprovar a finalização da compra em uma eventual queixa no Procon ou na justiça.

Sites que Devem Ser Evitados na Black Friday

mulher com sacolas nas mãos

A lista de sites reprovados pelo Procon já é feita desde 2011 e é chamada de “Evite esses sites”, leva em conta os sites que, além de não entregarem os produtos, também não possuem canal de contato com o consumidor.

É claro que existem muitos outros sites que não cumprem o período de entrega, porém estes da lista não dispõem de nenhuma maneira para que os clientes entrem em contato com os responsáveis. Seja por telefone, e-mail ou endereço.

A lista é elaborada de acordo com denúncias feitas pelos próprios consumidores. A intenção da lista de sites que devem ser evitados na Black Friday é alertar as pessoas para que elas não caiam em golpes.

Caso você tenha qualquer problema, seja para conseguir finalizar a compra, efetuar o pagamento ou para o recebimento do produto, o mais indicado é acionar a unidade do Procon mais próxima.

De acordo com os Procon’s as maiores reclamações na época de Black Friday são referentes a eletrônicos e vestuário.

Fique Atualizado!

Cadastro para receber nossos e-books e dicas. É grátis!