06 Dicas do Procon para Comprar pela Internet com Segurança

A frustração de comprar pela internet, pagar e não receber é grande e tem deixando muitos consumidores indignados. Infelizmente este tipo de reclamação é comum e aumenta todos os anos no Procon e na justiça de todo o país.

Comprar, pagar e NÃO RECEBER O PRODUTO é o principal motivo de queixa dos consumidores quando o assunto é compra pela internet. Mas a lista de reclamação segue com pedidos de reparação de produto defeituoso ou que não corresponde às especificações do site que foi adquirido.

O ato de pagar e receber já configura abuso de boa-fé. Frente a esta e outras violações, o consumidor tem direito de pedir na Justiça a restituição do valor pago com correção e receber indenização por danos morais, pois, às vezes, o produto é um presente ou algo que será usado para trabalhar.

A primeira coisa que você deve fazer para não cair em golpes é ficar atento com relação ao site que irá comprar pela internet. Evite sites desconhecidos e que prometem produtos baratos demais. Abaixo coloco outros cuidados que você deve tomar.

RECLAMAÇÕES NO PROCON

A lista de reclamações no Procon e na justiça são as mais variadas. A seguir veja alguns exemplos de pessoas que entraram na justiça para ter seus direitos garantidos:

  • Fogão errado. O consumidor comprou um fogão com acendimento automático, porém o produto enviado não tinha essa especificação. O cliente após solicitar o produto certo, a empresa enviou novamente o produto errado. Recebeu na justiça o valor do fogão corrigido e mais 2 mil reais por danos morais.
  • Celular com defeito. O cliente adquiriu um celular, mas o aparelho não era comercializado no Brasil. Dias depois o aparelho deu defeito. Ao buscar a assistência especializada dentro do prazo de garantia. A fabricante disse que o produto não tinha assistência, pois era importado. Neste caso, a Justiça determinou que o fabricante devolvesse o valor do produto.
  • Sem lua de mel. Um casal comprou um pacote de viagem em site de compra coletiva para passar a sonhada lua de mel Buenos Aires, na Argentina. Mas a empresa não forneceu o número do voo e nem a reserva no hotel. Com isso, o casal ficou impossibilitado de viajar. Os dois receberam 16 mil reais por danos morais e o valor do pacote reajustado.
mulher nervosa por comprar pela internet

Cobrança abusivas deixa muita gente de cabelo em pé. foto ilustrativa.

Parece até brincadeira, mas como visto, as reclamações vão desde a produto sem especificações, produto sem assistência técnica e envio de produto errado, por mais de uma vez.

CUIDADOS NA HORA DE COMPRAR PELA INTERNET

Comprar pela internet requer alguns cuidados. A seguir separei 06 dicas simples que vão te ajudar a não cair em golpes pela internet.

  1. Desconfie de ofertas “milagrosas ” que estão abaixo do valor de mercado. O risco de cair em um golpe é grande.
  2. Verifique a procedência do site. Observe se o mesmo exibe o número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), telefone para contato e endereço físico. Confronte essas informações com as do site da Receita Federal. Antes de comprar pela internet é preciso saber se o site é confiável.
  3. Guarde e-mails de confirmação da compra e, se possível, dê print screen (gravar a imagem) da página da oferta para garantir que vai receber o mesmo produto.
  4. Você tem a própria internet a seu favor. Pesquise nas redes sociais e sites como Reclame Aqui se existe muitas reclamações e depoimentos desfavoráveis do site/empresa que você deseja compra. Atualmente, as pessoas utilizam a internet para expor suas experiências.
  5. preferências a sites conhecidos. A consumidor deve ficar atento ao perfil do site, pois algumas lojas virtuais anunciam produtos de pessoas físicas ou de terceiros. Em caso de pessoas físicas, avalie a reputação do vendedor do produto: comentários, índice de vendas, satisfação de clientes e tempo que anuncia.
  6. Proteja-se entre em contato com o vendedor por telefone ou e-mail. Guarde todos os comprovantes de compra.
comprar pela internet com segurança

Dicas de Segurança para compras pela internet do Procon de Fortaleza

CONCLUSÃO: COMPRAR PELA INTERNET COM SEGURANÇA

Quando um site anuncia um produto e não o entrega ao comprador, a empresa pode ser acusada de estelionatário.

Muita atenção também no momento de receber o produto. É preciso verificar todos os detalhes e especificações do produto a fim de saber se existem algum defeito, principalmente, para não perder o direito à troca ou de arrependimento no prazo determinado por lei.

Em compras pela internet o consumidor tem até 07 dias corridos para exercer o direito de arrependimento.

Fique Atualizado!

Cadastro para receber nossos e-books e dicas. É grátis!