Site www.consumidor.gov.br – reclamações e denúncias

Você conhece o serviço, que funciona como o Procon online, que tem ajudado milhares de consumidores brasileiros a resolverem pendências junto a empresas e prestadores de serviços? Se a sua resposta foi não, então, conheça o site www.consumidor.gov.br.

Esta é uma nova ferramenta online em que você pode fazer reclamações como cobranças indevidas, cartão de crédito clonado, produtos defeituosos, atrasos na entrega, entre outros problemas que ferem os direitos dos consumidores, diretamente com as empresas.

Ou seja, nós consumidores, além do Procon online, temos mais um canal de reclamação na internet para buscar os nossos direitos.

Entre os Tribunais de Justiça que já tem parceria com o site Consumidor está o de São Paulo, o maior do país. Com certeza isto estimulará outros Tribunais a firmarem parceria com o sistema e ampliar assim o serviço do site Consumidor.gov.br.

O objetivo principal do serviço do site é fazer com estas reclamações cheguem o mais rápido ao conhecimento das empresas e o problema seja resolvido sem que o consumidor recorra ao Procon e/ou a própria justiça.

Como funciona

O site é desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor e já conta com 282 empresas cadastradas, comprometidas em responder e resolver o mais rápido as reclamações.

Ainda é um número pequeno de empresas olhando o tamanho do Brasil, porém um bom começo para que os direitos dos consumidores sejam cumpridos.

O serviço é bem simples basta que você descreva em detalhes o problema que você teve e quer denunciar. Insira todas as informações, pois isto ajudará no entendimento do problema, logo, na resolução da pendência.

As empresas têm até 10 dias para receber, verificar e responder as reclamações/denúncias recebidas.

Como usar o serviço

procon online consumidor

Acesse o site www.consumidor.gov.br

Se você se sentir lesado ou prejudicado com alguma empresa antes de procurar a justiça pode acessar o site e verificar se ela já aderiu ao projeto do site. Para isso, basta usar o sistema de busca do próprio site.

Em seguida, é preciso que você faça um pequeno cadastro no www.consumidor.gov.br antes de efetuar a sua reclamação ou denúncia.

Um detalhe interessante do serviço é que você pode propor a negociação. Feito a reclamação é agora de esperar a resposta da empresa. Mais de 80% das reclamações registradas no site foram solucionadas.

Importância

Quase 80% das reclamações realizadas no site Consumidor.gov.br são solucionados em até 07 dias. Isto é interessante porque as empresas parceiras têm demonstrado a capacidade de se relacionar e solucionar os problemas.

Este é um serviço que não substitui o serviço prestado pelo Procon e nem dos Tribunais de Justiças em defesa dos interesses dos consumidores, pelo contrário, ele vem para somar e agilizar o processo. Por isso, até digo que o site do www.consumidor.gov.br funciona como um Procon Online.

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1 Comentário

  1. Josefa araujo

    Moro em são Paulo quero fazer uma reclamação da caixa Econômica de Guarulhos onde eu faço no procon de Guarulhos ou são Paulo

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