Procon Faz Mutirão para Renegociar Dívida em Todo Brasil

Para devolver o poder de compra aos consumidores, em meio à crise econômica, bancos, financeiras, concessionárias de energia, empresas de cartão de crédito e de telefonia, juntamente com o Procon estão realizando em todo o Brasil mutirões para renegociar dívidas.

De acordo com o Procon, cada caso deve ser analisado individualmente. Mas a tendência é que quanto mais antiga for a dívida, mais fácil de conseguir descontos melhores nos mutirões. Isto porque nas dívidas antigas, todo o juro aplicado compensa o pagamento devido.

Os devedores que optarem por pagamentos à vista, recebem descontos maiores. Os abatimentos variam entre 60% e 80%, chegando até 85%, se o pagamento for realizado à vista.

As financeiras costumam dar descontos maiores, já os bancos o abate na dívida pode chegar a 50%.

Procon Mutirão para Renegociar Dívida

De acordo com o Procon, o período de fim de ano, quando a população recebe o 13º salário, é quando acontece com mais frequência os mutirões para renegociar dívida em todo Brasil.

Uma dica dada pela maioria dos economistas é que durante a renegociação da dívida é importante que o consumidor fique de olho nos juros. O ideal é tentar negociar o melhor preço, com juros baixos.

Em alguns estados, além do Procon, a Defensoria Pública fica disponível também no mutirão para analisar se os juros cobrados são abusivos. Uma vez que poucas empresas deixam evidentes os juros cobrados, o consumidor pode levar a cópia do contrato para saber se existe alguma irregularidade.

Você sabia que muitos consumidores têm os nomes inclusos no SPC indevidamente? Clique e saiba mais.

mutirao para renegociar dívida procon

Renegociar Dívidas com Empresas de Energia

É comum também nos mutirões a presença das concessionárias de energia. De acordo com o Procon, elas usam o evento para oferecem facilidade de pagamento, com negociação de dívida de acordo com o perfil de cada cliente.

Procure saber se os mutirões do Procon estão acontecendo em sua cidade. Caso esteja. Programe-se para o próximo, pois poderá conseguir ótimos descontos e até quitar a sua dúvida.

Lembrando que são distribuídas senhas, mesmo com o reforço de funcionários no atendimento por parte das empresas participantes, as filas para renegociar as dívidas ficam grandes.

A saída encontra por muitas famílias para conseguir senha e garantir os primeiros lugares é o revezamento em turnos entre os integrantes da família na fila do mutirão.

Dívida de 11 mil cai para 720 reais

mulher segurando sacolas

Em um mutirão realizado pelo Procon Estadual do Espírito Santo com bancos e financeiras na cidade de Vitória. A aposentada Nici M. M. Q. se viu livre de uma dívida de cartão de crédito de R$ 11.200,00 (* Fonte: Jornal A Tribuna 18 de agosto de 2015).

Ela negociou a dívida em um dos mutirões realizado pelo Procon ES e conseguiu reduzir este valor para R$ 720,86. A aposentada revelou, ainda, que o novo valor foi dividido em sete parcelas.

A dívida da aposentada já se arrastava há mais de dois anos e meio.

 

Fique Atualizado!

Cadastro para receber nossos e-books e dicas. É grátis!