Procon BA ☎ 【Telefone 71 3116-8550, reclamação online】

Teve problema com um produto que comprou recentemente em uma loja e está buscando uma maneira de resolvê-lo? Nesse caso, uma alternativa é recorrer ao Procon BA, órgão de defesa do consumidor no estado da Bahia.

O Procon Bahia é responsável por receber, analisar e intermediar reclamações dos consumidores em relação a problemas com produtos ou serviços contratados. Seu principal objetivo é buscar uma solução justa e satisfatória para clientes e empresas.

O que encontrará aqui:

Procon Bahia

No Estado da Bahia, o Procon é vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e tem ajudado muitas pessoas a lutar pelos seus direitos.

Se você tem encontrado dificuldade para resolver algum problema relacionado a compra ou prestação de serviço procure o órgão, pois o objetivo do Procon BA é proteger o consumidor contra qualquer tipo de irregularidade que a empresa ou prestador de serviço possa cometer contra você.

Seja ela, relacionada a troca de produto, cobrança indevida, produto defeituoso, entre outros serviços que venha ferir o Código dos Consumidores.

Endereço e Telefone Procon BA

O endereço do Procon BA é Rua Carlos Gomes, número 746, no bairro Dois de Julho, em Salvador. O CEP é 40060-350. É bom ter essas informações anotadas caso necessite ir pessoalmente ao local.

Quanto ao horário de atendimento ao público é das 08h às 12h. Após o horário de almoço, reabre às 14h e encerra às 17h. É importante ressaltar que esses horários estão sujeitos a alterações, por isso é sempre bom confirmar antes de visitar o local.

Em relação ao número do Procon BA é

(71) 3116-8550

endereço procon bahia
Localização do Procon BA

Antes de buscar ajuda no Procon BA você deve

Antes de recorrer ao Procon Bahia, é importante que esteja ciente de algumas orientações importantes.

Aqui estão algumas delas:

  1. Antes de iniciar o processo com o Procon, é recomendado que você entre em contato com a loja onde adquiriu o produto ou contratou o serviço e relate o problema. Muitas vezes, a empresa está disposta a solucionar a questão sem a necessidade de ir ao Procon. Guarde registros das conversas e tente obter uma resposta por escrito
  2. Reúna todos os documentos relevantes, como nota fiscal, comprovantes de pagamento, contratos, garantias, entre outros. Esses documentos são essenciais para comprovar sua reclamação
  3. O Procon da Bahia pode tratar de questões relacionadas a problemas de consumo, como vícios de produtos, cobranças indevidas, propaganda enganosa, entre outros. Portanto, certifique-se de que seu problema esteja dentro da esfera de atuação do órgão antes de fazer sua reclamação.

Posso fazer reclamação online no Procon BA?

Além de fazer reclamações pessoalmente, o Procon BA também disponibiliza duas opções de registro de reclamações online através da sua página e pelo site do Consumidor.gov.br, o que pode ser útil para resolver seu problema sem sair de casa.

Mas antes de fazer sua reclamação online, é recomendado que você verifique se a empresa já tem cadastro no site do consumidor, pois caso ela esteja lá, você deverá fazer sua reclamação nesta plataforma.

Neste site, as empresas cadastradas se comprometem a responder às reclamações em até 10 dias úteis.

Porém, se a empresa não estiver cadastrada no consumidor.gov.br, você tem opções de registrar sua reclamação aqui na página do Procon BA.

Como registrar sua reclamação no Procon Bahia

Passo a passo para fazer registrar sua reclamação online na página do Procon BA.

  1. Acesse o link acima em seu dispositivo computador, tablet ou smartphone
  2. Ou digite o endereço do site http://atendimentoprocon.sjdhds.ba.gov.br/reclamacao.php na barra de endereços do navegador e pressione Enter.
  3. Ao carregar a página, você será direcionado para a página de reclamações online do Procon BA
  4. Você encontrará um formulário. Preencha os campos necessários com suas informações, como nome, CPF, e-mail, endereço e telefone. Certifique-se de fornecer informações precisas e atualizadas
  5. Agora forneça as informações referente a empresa a ser reclamada e qual problema está enfrentando

Passo a passo para registrar sua reclamação no site consumidor.gov.br

Conforme falado anteriormente, segue o passo a passo para registrar reclamação no site do Consumidor.

Seguindo essas etapas, você poderá dar início ao processo de resolução do seu problema de forma simples e totalmente online.

Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Acesse o site do consumidor.gov.br: abra o seu navegador de internet e digite “www.consumidor.gov.br” na barra de endereço
  2. Cadastre-se ou faça login: caso já tenha cadastro na plataforma, insira seu e-mail e senha e clique em “Entrar”. Se ainda não estiver cadastrado, clique em “Cadastre-se” e preencha as informações necessárias para criar uma nova conta.
  3. Após fazer login, na página inicial pesquise o nome da empresa com a qual você tem uma reclamação. Clique em “Buscar” para encontrar os resultados correspondentes.
  4. Nos resultados, escolha a empresa com a qual você deseja registrar sua reclamação. Certifique-se de escolher a empresa correta.
  5. Após selecionar a empresa correta, você será direcionada para a página de detalhes da empresa. Nessa página, role para baixo até encontrar o botão “Registrar reclamação” e clique nele.
  6. Preencha o formulário de reclamação. Forneça os dados solicitados, como seu nome, CPF, telefone de contato, descrição do problema, entre outras informações. Certifique-se de incluir todos dos dados solicitados para facilitar a compreensão do seu problema.
  7. Agora, revise os detalhes da reclamação para garantir que tudo esteja correto. Em seguida, clique no botão “Enviar reclamação” para finalizar o processo.

Após o registro da sua reclamação no site consumidor.gov.br. A empresa será notificada e terá um prazo de até 10 dias úteis para responder e propor uma solução para o seu problema.

Postos de Atendimento do Procon na Bahia

O estado da Bahia conta com 11 postos de atendimento do Procon BA, além das agências municipais de atendimento.

Ao buscar atendimento no órgão, leve documentos pessoais com foto e comprovantes de residência para ser melhor atendido e assim evitar transtornos e atrasos no processo.

Antes de ir até a unidade de atendimento, ligue para o órgão e verifique o horário de atendimento.

Lembrando que diariamente são distribuídas senhas de atendimento.

Procon Endereço Telefone
Procon Feira de Santana Rua Castro Alves 635 – Centro (75) 3603-2800
PROCON Itapetinga Rua Maria Quitéria, 34 – Centro (77) 3261-8351
Procon Jequié Rua Itália, 20 – Centro (73) 3526-7818
Procon Cajazeiras (Salvador) Estrada do Coqueiro Grande, S/Nº – Faz Grande 03 (71) 3305-0479
Procon Periperi (Salvador) Rua Edmundo Bispo, S/N° – Shopping Center Periperi – Sala 104 – 1º Andar (71) 3397-9786
Procon Instituto Cacau (Salvador) Av. da França, S/Nº – 1º Andar (71) 3326-2012
Procon Shopping da Barra (Salvador) Av. Centenário, 2992 – Sobreloja – 1º Piso – Chame-Chame (71) 3264-4581
Procon Shopping de Salvador Av. Tancredo Neves, 2915 – Caminho das Árvores – Estacionamento G2 (71) 3116-5785
Procon Liberdade (Salvador) Estrada da Liberdade, 405 – Shopping Liberdade – 2º Piso (71) 3243-8557
Procon Etadual (Salvador) Rua Carlos Gomes, 746 – Centro (71) 3116-8517
PROCON Vitória da Conquista Praça Virgílio Ferraz, 86 – Centro (77) 3429-7852

Procon BA nas redes sociais

Encontramos o Procon BA presente nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Esta pode ser uma alternativa de estabelecer contato com o órgão.

Nos últimos anos, estas plataformas se tornaram opção para interagir com o órgão e também com outros clientes que buscam informações, orientações e resoluções para questões relacionadas aos seus direitos como consumidores.

Para seguir o órgão nas redes sociais, basta procurar por “Procon BA” no Facebook e “proconbahia” no Instagram. Lá você encontrará conteúdos relevantes e poderá interagir com as postagens.

Infelizmente, não podemos afirmar se o Procon BA atende por estes canais.

Denuncias

Para realizar uma denúncia de maneira correta no Procon, você terá que apresentar dados e documentos pessoais, como: nome, endereço, RG e/ou CPF, telefone para contato…

E também apresentar informações da possível irregularidade sofrida por você, tais como nota fiscal, contrato do serviço prestado, cupom fiscal, folheto publicitário, o próprio produto ou a embalagem, carnê ou boleto, ou até mesmo filmagens e fotos que comprovem a veracidade de tal queixa.

Depois de uma denúncia, o Procon BA emite um ¨ato de constatação¨ ao fornecedor, que é um aviso que existe algum tipo de irregularidade na empresa, a fim de esperar reparos da mesma em relação a infração.

whatsapp do procon bahia
whatsapp para fazer denúncias no procon bahia

Esse reparo tem um prazo para ser realizado, caso contrário, tal irregularidade pode ser considerada infração grave, então é emitido o ¨auto da infração¨, que dá início ao processo administrativo.

Entre as sanções que podem ser aplicadas pelo Procon BA estão as multas, apreensão ou inutilização do produto, fechamento da empresa ou comércio, intervenções de propagandas, entre outras formas.

Para você fazer denúncias via o Procon da Bahia, basta enviar um e-mail para denuncia.procon@sjcdh.ba.gov.br, ligar para (71) 3322-5275, ou comparecer pessoal no atendimento do Procon.

Veja como fazer sua reclamação na Proteste.

Empresas Com Mais Reclamação na Bahia

A análise das informações fornecidas pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) revela um panorama das empresas com mais reclamação no Procon BA.

Esses dados são de extrema importância para compreender as principais áreas com reclamação e quais empresas que precisam aprimorar seus serviços e atendimento ao cliente.

Rank Empresas Atendimentos
1 COELBA 2.306
2 EMBASA 1.759
3 OI FIXO/CELULAR 1.625
4 CASAS BAHIA/ PONTO FRIO/ CNOVA/ EXTRA.COM 1.186
5 BRADESCO 1.054
6 ITAÚ 670
7 MAGAZINE LUIZA / NETSHOES 659
8 TIM/INTELIG 509
9 SAMSUNG 496
10 VIVO/ TELEFONICA /GVT 455
11 CLARO / EMBRATEL / NET / NEXTEL 441
12 MERCADO LIVRE / MERCADO PAGO 389
13 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 367
14 B2W / SUBMARINO / SHOPTIME / LOJAS AMERICANAS 356

 

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7 comentários em “Procon BA ☎ 【Telefone 71 3116-8550, reclamação online】”

  1. Olá, fiz uma compra e paguei à vista, no caso de desistência, posso exigir meu dinheiro de volta? E se o estabelecimento se negar e quiser me ofertar um vale compra no valor o que devo fazer?

    1. Vera Lúcia Silva

      Segundo código de defesa do consumidor: art: 49- desistência em até 07 dias p/ compra fora do estabelecimento (internet, telefone, etc.. . art. 1°, inciso 2° lei estado de São Paulo 14.516/11 desistência em até 07 dias úteis contados a partir do recebimento do contrato, se foi realizada por meio de “call center”. Demais situações, o cancelamento será liberalidade do fornecedor.

  2. Bom dia,
    comprei um celular e um mês antes de terminar a garantia ele deu defeito, está a 30 dias na assistência, não consigo contato com a assistência,pois a ligação toda vez cai e eles não respondem os meus emails , a fabricante do celular só faz aumentar o prazo pra me dar um parecer. o que eu faço?

    1. Olá, você tem direitos como consumidor e pode tomar algumas medidas para resolver o problema com o seu celular defeituoso. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir:

      1. Documente todas as conversas que teve com a assistência técnica e SAC da empresa fabricante
      2. Verifique se o celular ainda está dentro do período de garantia
      3. Continue tentando entrar em contato com a fabricante para obter atualizações sobre o andamento do reparo do seu celular
      4. Se a fabricante não cooperar, consulte as leis de proteção ao consumidor para entender seus direitos
      5. Considere adotar outras alternativas para resolver seu problema, como a mediação do Procon e/ou mesmo Juizado de Pequenas Causas

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