Conheça o atendimento do Procon online RS

O Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) do estado do Rio Grande do Sul conta hoje com 80 posto de atendimento desenvolvidos em parceria com as prefeituras 05 balcões de atendimento, tudo para facilitar o acesso da população aos direitos de consumidor. Assim, cada cidade gaúcha fica responsável pelo atendimento, proteção e defesa do consumidor.

O cidadão que se sentir lesado poderá registrar no Procon de sua cidade a reclamação sem precisar ir até o Procon estadual localizado na capital (Porto Alegre). O atendimento é o mesmo, pois os Procon’s municipais contam com o auxílio profissional, técnico e jurídico do Procon Estadual.

Procon Online RS

O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor no Rio Grande do Sul trata de assuntos variados, tais como meia entrada dos estudantes e idosos, consultas de recall, bloqueio de telemarketing, dicas para sair do vermelho, entre outros assuntos.

Sendo que alguns destes assuntos, podem ser feitos incialmente pela internet, por meio do site do Procon online RS: www.procon.rs.gov.br.

Entre os serviços online está o site www.consumidor.gov.br. Nele você pode entrar em contato diretamente com as empresas participantes e fazer sua reclamação. As empresas participantes têm até 10 dias para responder a queixa.

Procon RS Endereço e Telefone

O Procon estadual do Rio Grande do Sul atende na Rua 07 de Setembro, 723, centro, Porto Alegre. Lembrando que neste endereço são atendidos apenas os consumidores que não contam com órgão de defesa do consumidor em suas localidades/cidade. O telefone de contato do Procon RS é 51- 3287-6200 e o atendimento é das 10 às 16hs.

Com o processo de Municipalização da Defesa do Consumidor no estado do Rio Grande do Sul as próprias cidades são responsáveis pelo atendimento. A lista completa com os municípios que já tem atendimento do Procon você encontra aqui.

Na cidade de Porto Alegre, o Procon funciona na Rua dos Andradas, 686 – Centro. Telefone de contato (51) 3289.1774 ou 156. Os consumidores podem usar também o serviço do Procon online RS e fazer sua reclamação pela própria internet.

Destacando que o atendimento online é apenas para a população que reside em Porto Alegre.

logo procon porto alegre

Procon Porto Alegre RS

Tipos de atendimento Procon RS

A seguir você acompanha as formas de atendimento do Procon no estado do Rio Grande do Sul:

Atendimento Consulta: é o atendimento simples, quando o consumidor procura o Procon para esclarecer dúvidas ou solicita orientação sobre contratos assinados, compras, contas abusivas, entre outros.

Muitas vezes estas informações repassadas pelo funcionário do Procon são suficientes para resolver o problema. Este tipo de atendimento pode acontecer por e-mail, via telefone ou presencialmente no balcão de atendimento.

Atendimento Preliminar: neste caso, já existe a interferência do funcionário do Procon na tentativa de resolver o problema do consumidor.

Carta de Informações Preliminares – CIP: o Procon RS envia ao fornecedor ou prestador do serviço uma carta solicitando que tome providência.

Reclamação: é o procedimento administrativo inicial para apurar denúncias abusivas por parte de empresas e prestadores de serviços.

Fique Atualizado!

Cadastro para receber nossos e-books e dicas. É grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *