Procon PA – denúncias e reclamações

Você que mora no estado do Pará e se sente lesado com relação a compra ou serviço contratado, pode exigir seus direitos junto ao Procon PA. De acordo com o site Portal do Consumidor, são 13 pontos de atendimento e 12 cidades atendidas.

O Procon PA recebe denúncias individuais e coletivas. Em ambos os casos, o órgão está pronto para orientar, registrar, intermediar e abrir processos administrativos contra as empresas e prestadores de serviços que ferem o Código de Defesa dos Consumidores.

Formas de atendimento

A população tem 04 tipos de atendimento para fazer reclamação/denúncia e/ou para tirar dúvidas:

  • Pessoal: realizados nos postos de atendimento
  • Telefônico: por meio dos telefones 151 e 3073-2824 (região metropolitana de Belém), e (91)3073-2824 (interior do estado)
  • E-mail: através do seguinte endereço eletrônico: proconatend@procon.pa.gov.br
  • Carta: endereçada para a sede do Procon PA (Trav. Castelo Branco, número 1.029 – bairro São Braz – CEP: 66063-080 – Belém – Pará)

No site www.procon.pa.gov.br, você encontra muitas orientações e materiais de apoio com dicas importantes que em muitas situações são suficientes para esclarecer sua dúvida. Não precisando assim se deslocar até ao posto de atendimento mais próximo do Procon PA.

Postos de atendimento

No momento, apenas 12 cidades do estado do Pará dispõem de postos de atendimento do Procon PA. A seguir separei a lista com cada um deles com o endereço e telefone de contato (estas informações constam no site www.portaldoconsumidor.gov.br).

Para as cidades que não possuem atendimento, eu aconselho que você entre em contato com o Procon Estadual e se informe sobre a melhor forma para exigir os seus direitos. Não deixe seus direitos passarem em branco. Lute por eles.

 

Nome Endereço Telefone
Procon Ananindeua Trav. Castelo Branco, 1029 – São Braz (91) 3073-2824
Procon Bacarena Travessa Santo Antônio, S/Nº – Altos – Sala 02 – Comercial (91) 3753-1424
Procon Estadual Travessa Castelo Branco, 1029 – São Braz (91) 3073-2824
Procon Pará Trav. Castelo Branco, 1029 – São Braz – (91) 3073-2824 (Demais Regiões) (91) 151
Procon Breves Praça Dário Furtado, 155 – Altos – Casa da Cidadania (91) 3783-3340
Procon Canaã do Carajás Rua Tancredo Neves, 546 – Centro (94) 3392-4545
Procon Castanhal Rua Paes de Carvalho, S/Nº – Centro – Prédio da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura – Em frente ao mercado de carne (91) 3711-1195
Procon Jacundá Rua Jatobal, 40B – Centro (94) 3345-1181
Procon Marabá Folha 32 – Quadra 07 – Lote 02 – Nova Marabá (94) 3322-5708
Procon Paragominas Praça Célio Miranda, 10 – Centro – Prédio do SACI (91) 3729-8056
Procon Parauapebas Rua Araguaia, 40 – Rio Verde (94) 3346-7253
Procon Rondon do Pará Rua Minas Gerais, 582 – Centro (94) 3326-4141
Procon Santarém Av. Borges Leal, 2558 – Altos – Aparecida – Entre Borges Leal e Marechal Rondon (93) 3523-8274

Procon PA online

O Procon PA oferece a população, por meio do SINDEC a chance do atendimento online, sendo possível fazer denúncias e tirar dúvidas com relação ao Código de Defesa do Consumidor.

Atenção, pois ao acessar o sistema de atendimento eletrônico do SINDEC aparecerá uma tela indicando erro na certificação de segurança do site como esta:

Não se preocupe, pois o site é totalmente seguro e você não terá nenhum problema ao acessa-lo. Para dar continuidade, clique em “Continuar nesse site (não recomendado)”.

Clique aqui para ter acesso ao sistema do SINDEC. Agora faça o procedimento acima citado. Feito isso, escolha agora o Procon municipal que deseja atendimento.

página de bloqueio Sindec

Acesso ao site Sindec para fazer reclamações via Procon online

Será preciso preencher um pequeno formulário online. Para facilitar o processo, separe seus documentos pessoais e de contato.

Será preciso, ainda, descrever sua dúvida ou reclamação. Após o preenchimento de todos os campos, clique em enviar. Pronto, reclamação enviada ao Procon PA.

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