Procon SP – denúncias e reclamações

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do estado de São Paulo – mais conhecida como Procon SP, é o principal meio de intermediação entre consumidores e fornecedores no estado. Sua proposta é salvaguardar a política de defesa do consumidor.

A atuação do Procon é cada vez maior em São Paulo, principalmente, no processo educacional da população em relação aos seus direitos. Ao contrário, que muitos pensam o órgão não tem vínculo direto com o Poder Judiciário, pois sua atuação é apenas no âmbito administrativo.

O Procon SP desenvolve o programa de municipalização para que todas as cidades de São Paulo tenha um posto de atendimento a fim de atender da melhor maneira a população local. Este projeto é desenvolvido em parceria com as prefeituras.

Hoje com a internet, o consumidor pode através do site www.procon.sp.gov.br tirar dúvidas e saber onde ir para reivindicar os seus direitos.

Na barra lateral, por exemplo, você tem o link “Formas de Atendimento”, esta é a página mais visitada, através dele o consumidor sabe qual é a melhor maneira para fazer sua reclamação

Tipos de atendimentos

Atendimento Pessoal: O atendimento pessoal é executado nos postos de atendimento do Procon, espalhados ao longo do estado e na capital, via Postos do Poupatempo. Atualmente, este tipo de serviço está disponível em Itaquera, Santo Amaro e Sé. O cidadão pode efetuar consultas, fazer pesquisas e abrir reclamações.

Carta/Fax: quem escolher esta opção deve remeter a reclamação para Caixa Postal 1151, CEP 01031-970-SP; ou se preferir via FAX (11) 3824-0717. O horário de funcionamento é das 10h às 16h, de segunda a sextas-feiras, exceto feriados.

Neste caso, o cidadão deve enviar copias dos documentos relacionados a sua reclamação, como por exemplo, contrato de serviço, nota ou cupom fiscal da compra, termo de garantia, comprovantes de pagamento…

Além disso, é preciso enviar o Formulário de Atendimento do Procon SP, preenchido corretamente.

O usuário poderá ligar para o número 151 para confirmar o recebimento da documentação.

Telefone: o número de atendimento do Procon SP é 151. Os interessados podem ligar das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira, exceto domingo.

Deve-se lembrar, aqui, que a ligação não é gratuita. Já os cidadãos com deficiência auditiva e de fala, pode ligar para (11) 3824-2422, pelo aparelho Baudot.

Atendimento Eletrônico: este serviço é usado para tirar dúvidas e orientações. Ele é desenvolvido por funcionário capacitados para tal tarefa e a disposição da sociedade de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, exceto feriados. O Procon tem até 05 dicas para responder.

No site, tem um esclarecimento dizendo que este serviço online do Procon tem como objetivo prestar orientação a compras via internet.

Procon do estado de são paulo sp

Dicas e orientações de atendimento do Procon SP

Perguntas frequentes

Não obstante, ao navegar no site do Procon SP. Você encontra outras informações que visam a orientação e tirar possíveis dúvidas da população:

  • Alimentos
  • Assuntos Financeiros
  • Bloqueio de Telemarketing
  • Habitação
  • Produtos
  • Saúde
  • Serviços Essenciais
  • Serviços Privados

Ouvidoria

Você, ainda, pode fazer sugestões, elogios e críticas aos serviços do Procon de São Paulo. Para isso, existe um canal direto de relacionamento, que é a OUVIDORIA. O seu maior objetivo é zelar e melhorar os serviços prestados pelo órgão.

Endereços dos Procons no Estado de São Paulo

Para mais informações e envio de críticas e elogios:

  • Rua Barra Funda, número 930, 4º and. – Sl. 401 – bairro Barra Funda – São Paulo/SP
  • Telefone de contato: 0800 3776266 e e-mail: ouvidoria@procon.sp.gov.br

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1 Comentário

  1. Regina Minghini

    Grandes redes de supermercados, costumam dar descontos em produtos, especialmente alimentos quando a compra é efetuada por cartões de credito por eles emitidos.
    Esse procedimento é legal?
    De acôrdo com o código do consumidor, não pode haver diferença de valores cobrados pagos com cartões de credito ou à vista.
    È sempre divulgado inclusive na imprensa ( -pagamentos com cartão de crédito próprio terá X% de desconto).
    Gostaria de ter esclarecimento à esse respeito.
    Grata.

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