Como Bloquear Ligações de Telemarketing na Anatel

Desde o dia 16 de julho de 2019, os consumidores brasileiros que não desejam receber chamadas indesejadas de operadoras de telefonia e TV paga podem bloquear ligações de telemarketing na Anatel Agência Nacional de Telecomunicações.

Nos últimos anos, o número de reclamações de ligações de telemarketing recebidas pela Anatel aumentou significativamente. Em 2018, foram registradas mais de 27 mil reclamações, 17% acima dos 23,1 mil de 2017.

De acordo com a Anatel, estudos mostram que um terço das ligações indesejadas no Brasil são dedicados à venda de serviços de internet e telefonia.

Diante do alto número de reclamações no Procon e na própria Anatel, a Agência determinou que as empresas de telefonia, internet e TV paga criassem uma lista de onde os consumidores pudessem expressar sua recusa em receber ligações de telemarketing.

Essa lista de “Não me Perturbe” garante que os números cadastrados não recebam chamadas com ofertas e promoções de serviços (telefonia, internet e TV paga), prática que incomoda cada vez mais os consumidores.

cadastro site Não me Perturbe
Página Inicial do Não me Perturbe

Como Funciona o bloqueio de ligações de telemarketing na Anatel

Se você não deseja receber ligações de telemarketing de empresas de telecomunicações que oferecem novos serviços com supostos descontos e promoções.

Basta colocar seu nome na lista não me perturbe. Esta lista é única para todo o Brasil e 08 grandes empresas já oferecem o serviço: Algar, Operadora Claro, Net, Nextel, Hola, Sercomtel, Cielo, Tim e Vivo.

No momento, a lista cobre apenas as empresas de telecomunicações mencionadas acima, mas futuramente outras empresas também devem ser adequar ao serviço.

O consumidor pode bloquear apenas um tipo de serviço ou todos.

Como Bloquear Ligações de Telemarketing

O pedido de bloqueio das ligações de telemarketing é bem simples e solicitado pelo site “Não me Perturbe”: www.naomeperturbe.com.br.

Após a solicitação para incluir o número de telefone na lista, as empresas terão um prazo de até 30 dias para realizar o bloqueio do número.

As empresas que não respeitarem e continuarem fazendo ligações para o consumidor poderão receber multa.

É importante destacar que o cadastro na lista cobre apenas as empresas de telecomunicações não tendo efeito para chamadas feitas por empresas de outros segmentos.

Como Cadastrar E Solicitar O Bloqueio De Chamadas Indesejadas

Quem estiver interessado em se cadastrar na lista “Não me Perturbe” da Anatel, deve entrar no site dedicado ao serviço.

Nele, você pode registrar um ou mais números de telefone no sistema de bloqueio.

O cadastro requer informações básicas do consumidor, tais como nome completo, número de CPF e e-mail.

Confira passo a passo para bloquear ligações de telemarketing na Anatel:

  • Passo 1 – Depois de entrar no site naomeperturbe.com.br, clique em “Registrar” para se cadastrar. Será possível registrar quantos números quiser usando o site.
  • Passo 2 – Haverá 3 opções: Consultar; Solicitar bloqueio; e Solicitar Desbloqueio. Vá na primeira opção e, em seguida, clique em quero me cadastrar
  • Passo 3 – Insira suas informações nos campos correspondentes
  • Passo 4 – Depois de se registrar, vá em “Solicitar Bloqueio” e insira seu número de telefone com DDD e, em seguida, selecione as empresas de telefonia que você deseja bloquear. O site lembra que o aplicativo tem até 30 dias para entrar em vigor.
como cadastrar celular Não me Perturbe
Passo a Passo para cadastrar telefone no site Não me Perturbe

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