Leia esta matéria para saber como fazer sua reclamação na Anatel.
Aqueles consumidores que foram afetados por abusos de empresas de telecomunicações, saiba que a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – oferece a chance de registrar reclamações sobre problemas nos serviços de comunicação que a Agência regulamenta.
As reclamações contra as operadoras de telecomunicações podem ser registradas pelo telefone, internet ou pelo aplicativo “Anatel Consumidor”.
Como funciona a reclamação na Anatel?
Importante destacar que antes de abrir uma reclamação na Anatel é preciso tentar resolver o problema diretamente com a operadora contratada, por meio da central de atendimento, pois a Anatel irá apenas intermediar a sua solicitação junto a sua operadora.
Portanto, seja claro sobre o problema, fornecendo detalhes suficientes ao fazer a reclamação ao seu provedor de serviços. Registre a data e a hora em que você fez a sua reclamação e peça um número de atendimento para a sua reclamação. Anote o nome da pessoa que recebeu sua reclamação.
Sendo assim, abra uma reclamação na Anatel só depois de ter entrado em contato com a sua operadora e a mesma não tenha resolvido o seu problema. Anote e guarde todos os protocolos de atendimento, pois eles serão importantes caso precise recorrer a Anatel.
Como fazer uma reclamação na Anatel
Agora caso a sua operadora não responda a sua solicitação de forma adequada e/ou nem resolva o seu problema, você poderá sim abrir uma reclamação na Anatel.
Você pode registar a sua reclamação através dos seguintes canais de atendimento:
- Internet: serviço FOCUS – Suporte do Atendimento aos Usuários
- Pelo telefone 1331 e/ou 133 (ligação gratuita)
- Pelo aplicativo “Anatel Consumidor”
- Ou pessoalmente, nas Salas do Cidadão
Após a abertura da sua solicitação. Anote e guarde o número do seu atendimento, pois ele será necessário para acompanhar o andamento da sua reclamação na Anatel.
Você pode acompanhar o andamento da sua reclamação pela internet, aplicativo ou ligando para o 1331. Para isso, tenha em mãos o protocolo de atendimento.
Reclamação pelo Aplicativo Anatel Consumidor
Uma maneira fácil e rápida para abrir e acompanhar uma reclamação na Anatel é através do aplicativo “Anatel Consumidor”.
Além de fazer uma reclamação na Anatel, o consumidor pode ainda buscar informações e tirar dúvidas sobre direitos do consumidor.
A Anatel disponibiliza o aplicativo nos sistemas Android, iOS (Apple iPhone) e Windows Phone.
O aplicativo é gratuito e para ter acesso ao serviço, o basta fazer um pequeno cadastro.
Portanto, para registrar sua reclamação na Anatel pelo aplicativo, você deve:
- Fazer o download do aplicativo em seu aparelho
- Clicar em registrar Solicitação (reclamação)
- Preencher o formulário com os dados solicitados
Links para baixar o aplicativo “Anatel Consumidor”:
Android: https://goo.gl/YMBdQS
iOS: https://goo.gl/d5RYtF
Windows Phone: http://goo.gl/SwMFEk
Reclamação Pela Internet
Para fazer uma reclamação na Anatel pela internet é bem simples. basta ter um computador com acesso à internet.
Faça o seguinte caminho:
- Acessar a página do Focus – Suporte de Atendimento aos Usuários
- Faça seu cadastro online. Caso já tenha cadastro no site da Anatel, basta acessar o sistema com o seu CPF e senha
- Registre a sua solicitação
- Imprima ou anote o número do protocolo de atendimento gerado pela Anatel
Atendimento da Presencial
Para quem mora nas capitais brasileiras e no Distrito Federal pode abrir uma reclamação nas Salas do Cidadão.
Neste caso, você deve:
- Ir pessoalmente no posto de atendimento da Anatel mais próxima
- Informar o protocolo da reclamação junto a sua operadora
- Anotar o número de atendimento da Anatel
As Salas do Cidadão, normalmente, funcionam das 08h às 18h, mas antes de buscar atendimento presencial na Anatel verifique o horário de funcionamento em estado, pois o horário pode variar de estado para estado.
O Que Fazer Após a Reclamação
Primeiramente, você deve aguardar, pois a operadora tem o prazo de até 5 dias úteis para responder ou resolver a sua solicitação.
Se após os 05 dias úteis, a operadora não responde a sua reclamação. Será preciso entrar em contato novamente com a Anatel para informa-la sobre a sua situação.
Caso a operadora tenha respondido a sua solicitação, porém a resposta recebida não tenha sido satisfatória, você tem até 15 dias a partir da resposta para entrar em contato com Anatel para reabrir a sua reclamação.