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Como Fazer Reclamação na Anatel

Leia esta matéria para saber como fazer sua reclamação na Anatel.

Aqueles consumidores que foram afetados por abusos de empresas de telecomunicações, saiba que a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – oferece a chance de registrar reclamações sobre problemas nos serviços de comunicação que a Agência regulamenta.

As reclamações contra as operadoras de telecomunicações podem ser registradas pelo telefone, internet ou pelo aplicativo “Anatel Consumidor”.

Como funciona a reclamação na Anatel?

Importante destacar que antes de abrir uma reclamação na Anatel é preciso tentar resolver o problema diretamente com a operadora contratada, por meio da central de atendimento, pois a Anatel irá apenas intermediar a sua solicitação junto a sua operadora.

Portanto, seja claro sobre o problema, fornecendo detalhes suficientes ao fazer a reclamação ao seu provedor de serviços. Registre a data e a hora em que você fez a sua reclamação e peça um número de atendimento para a sua reclamação. Anote o nome da pessoa que recebeu sua reclamação.

Sendo assim, abra uma reclamação na Anatel só depois de ter entrado em contato com a sua operadora e a mesma não tenha resolvido o seu problema. Anote e guarde todos os protocolos de atendimento, pois eles serão importantes caso precise recorrer a Anatel.

Saiba Como Reclamar na Anatel

Como fazer uma reclamação na Anatel

Agora caso a sua operadora não responda a sua solicitação de forma adequada e/ou nem resolva o seu problema, você poderá sim abrir uma reclamação na Anatel.

Você pode registar a sua reclamação através dos seguintes canais de atendimento:

  1. Internet: serviço FOCUS – Suporte do Atendimento aos Usuários
  2. Pelo telefone 1331 e/ou 133 (ligação gratuita)
  3. Pelo aplicativo “Anatel Consumidor”
  4. Ou pessoalmente, nas Salas do Cidadão

Após a abertura da sua solicitação. Anote e guarde o número do seu atendimento, pois ele será necessário para acompanhar o andamento da sua reclamação na Anatel.

Você pode acompanhar o andamento da sua reclamação pela internet, aplicativo ou ligando para o 1331. Para isso, tenha em mãos o protocolo de atendimento.

Reclamação pelo Aplicativo Anatel Consumidor

Uma maneira fácil e rápida para abrir e acompanhar uma reclamação na Anatel é através do aplicativo “Anatel Consumidor”.

Além de fazer uma reclamação na Anatel, o consumidor pode ainda buscar informações e tirar dúvidas sobre direitos do consumidor.

A Anatel disponibiliza o aplicativo nos sistemas Android, iOS (Apple iPhone) e Windows Phone.

O aplicativo é gratuito e para ter acesso ao serviço, o basta fazer um pequeno cadastro.

Portanto, para registrar sua reclamação na Anatel pelo aplicativo, você deve:

Tela Aplicativo Anatel Consumidor

Links para baixar o aplicativo “Anatel Consumidor”:

Android: https://goo.gl/YMBdQS
iOS: https://goo.gl/d5RYtF
Windows Phone: http://goo.gl/SwMFEk

Reclamação Pela Internet

Para fazer uma reclamação na Anatel pela internet é bem simples. basta ter um computador com acesso à internet.

Faça o seguinte caminho:

  1. Acessar a página do Focus – Suporte de Atendimento aos Usuários
  2. Faça seu cadastro online. Caso já tenha cadastro no site da Anatel, basta acessar o sistema com o seu CPF e senha
  3. Registre a sua solicitação
  4. Imprima ou anote o número do protocolo de atendimento gerado pela Anatel

Atendimento da Presencial

Para quem mora nas capitais brasileiras e no Distrito Federal pode abrir uma reclamação nas Salas do Cidadão.

Neste caso, você deve:

  1. Ir pessoalmente no posto de atendimento da Anatel mais próxima
  2. Informar o protocolo da reclamação junto a sua operadora
  3. Anotar o número de atendimento da Anatel

As Salas do Cidadão, normalmente, funcionam das 08h às 18h, mas antes de buscar atendimento presencial na Anatel verifique o horário de funcionamento em estado, pois o horário pode variar de estado para estado.

O Que Fazer Após a Reclamação

Primeiramente, você deve aguardar, pois a operadora tem o prazo de até 5 dias úteis para responder ou resolver a sua solicitação.

Se após os 05 dias úteis, a operadora não responde a sua reclamação. Será preciso entrar em contato novamente com a Anatel para informa-la sobre a sua situação.

Caso a operadora tenha respondido a sua solicitação, porém a resposta recebida não tenha sido satisfatória, você tem até 15 dias a partir da resposta para entrar em contato com Anatel para reabrir a sua reclamação.

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