Procon DF – Distrito Federal – reclamações, telefone, endereço

O Procon é um dos órgãos responsáveis por salvaguardar e orientar os consumidores sobre os seus direitos. Além disso, é sua função fiscalizar as relações entre consumidores, empresas e prestadores de serviços. Ou seja, trata-se de um instrumento a favor da cidadania, sobretudo, ao que se refere ao cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

O consumidor tem o prazo de 90 dias para abrir um processo de reclamação para produtos e serviços duráveis (móveis, conserto de automóveis…) e de 30 dias para serviços não duráveis (cabeleireiro, lavanderia…). Lembrando que estes prazos são contados a partir da data do recebimento ou fim do serviço prestado.

No Distrito Federal, as reclamações podem ser consultadas pessoalmente, via internet pelo seguinte endereço www.procon.df.gov.br/consulta ou pelo telefone 151.

imagem do procon do distrito deferal

Para abrir uma reclamação é preciso ter em mãos a Carteira de Identidade, número de CPF, documento que comprove a relação de compra ou prestação de serviço e contato da empresa (endereço e telefone).

As empresas atuadas têm até 10 dias para darem uma resposta. Quando necessário o órgão orienta os consumidores quando se deve procurar o poder Judiciário para resolver o problema.

Abrir reclamação online

O Procon do Distrito Federal a fim de facilitar o acesso aos seus serviços oferece hoje em seu site a chance de abrir um processo de reclamação online. Não se preocupe, pois o processo é simples e rápido. E para facilitar a sua vida, basta seguir o guia de ajuda a seguir:

1 – Acesse o site do Procon DF Digital e escolha a opção “Reclamação”. Além dela, você encontrará, ainda, “Denúncia”, “Orientação” e “Área do Fornecedor”.

2 – Caso não tenha o cadastro. Escolha a opção “Ainda Não Sou Cadastrado”, pois será necessário efetua-lo. Em seguida, forneça seus dados pessoais e de contato.

3 – Caso já tenha cadastro. Basta acessar a área de login, fornecer o número do CPF e a senha de acesso para entrar no sistema.

4 – Preencha corretamente os dados de registro da reclamação, pois estas informações serão de extrema importância para que o Procon DF resolva a sua queixa. Lembrando que os campos com ” * ” são de preenchimento obrigatório.

5 – Confirme a reclamação e, por fim será enviando uma para o seu e-mail de confirmação.

Para mais informações compareça um dos postos de atendimentos do Procon DF espalhados pela cidade. A sede do órgão fica na Rua Venâncio número 2000 – Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 – Brasília – Distrito Federal – Telefone: 151 ou E-mail procon@procon.df.gov.br

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