Procon AL: 04 etapas para sua reclamação e 10 empresas mais reclamadas

Você tem uma questão com uma empresa e não sabe com quem entrar em contato? O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do estado de Alagoas (Procon AL) concentra suas ações em educar, proteger e representar a população enquanto consumidor perante estas empresas.

Portanto, os consumidores com problemas ou dúvidas sobre os seus direitos do consumidor podem buscar assistência através do Órgão.

A atuação do Procon em Alagoas é bem ampla, sendo que alguns serviços podem ser solicitados diretamente pelo seu site oficial.

Procon AL online oferece aos consumidores que se sentirem lesados a chance de abrir reclamação pela internet de forma e rápida. Dessa forma, não é mais preciso ir até a um posto de atendimento para abrir uma reclamação.

1ª etapa: resolva o problema amigavelmente

Antes de buscar atendimento no Procon AL é aconselhável que você entre em contato direto com o atendimento ao cliente da empresa que está com problema para encontrar uma solução amigável através do diálogo.

Muitas empresas estão dispostas a ouvir os seus clientes.

Este primeiro contato pode ser feito por telefone ou por e-mail (pode ser útil – para a possível reclamação solicitar e guardar o protocolo ou outro comprovante de atendimento).

Caso o seu problema não seja resolvido diretamente com a empresa, você pode buscar ajuda do Procon AL para fazer valer os seus direitos junto da empresa com a qual tem problema.

Antes de entrar em contato com uma empresa e registrar uma reclamação, lembre-se:

  1. Praticar. Explique o problema para si mesmo algumas vezes antes de entrar em contato com o provedor de serviços, empresa ou comerciante.
  2. Ser educado. Você pode obter resultados melhores e talvez mais rápidos.
  3. Para ser honesto. Exagerar sua reclamação não o ajudará a obter um serviço melhor.
  4. Para ficar calmo. Não recorra à raiva ou ameaças.

Ao ligar ou visitar a empresa, lembre-se de:

  • Pergunte se um departamento de atendimento ao cliente é responsável por questões ou problemas pós-venda.
  • Anote o nome, o cargo e, se disponível, o número de funcionário da pessoa com quem você está lidando. Manter e datar notas breves dos postos-chave discutidos.

2ª etapa: preparar reclamação Procon AL

Uma boa preparação irá ajudá-lo a apresentar a sua reclamação ao Procon AL de forma clara, concisa e factual.

Mantenha as informações sobre sua reclamação em um arquivo e guarde-as em um local seguro. Mantenha essas informações à mão para que você possa explicar com precisão sua reclamação na hora do atendimento.

As informações sobre sua reclamação devem ser mantidas em uma pasta ou arquivo em seu computador para facilitar a consulta. Este arquivo pode incluir:

  • nota fiscal;
  • contratos;
  • cartas, e-mails, mensagens de texto ou outras correspondências trocadas com a empresa;
  • informações de reparo e/ou serviço;
  • cheques cancelados;
  • outras informações que considere relevantes.

Dica: Ao apresentar documentos, nunca entregue os originais. Faça uma cópia se necessário.

3ª etapa: documentação necessária

A documentação necessária para que você precisará para abrir uma reclamação no Procon AL:

  • Documentos pessoais: cópia da Carteira de Identidade e do CPF
  • Cópia do documento que comprove a compra do produto ou a contratação do serviço (nota fiscal, por exemplo)
  • Cópia de Comprovante de Residência

Faça uma descrição com maior número de detalhes relevantes relacionados à sua reclamação. Anexe todos os documentos que você possui que possam apoiar sua reclamação.

Além dessas informações pessoais e de compra, você deverá fornecer o nome, endereço e contato da empresa ou do prestado de serviço a ser reclamado, sem estes dados talvez não seja possível responder, investigar ou redirecionar sua reclamação.

4ª etapa: Atendimento Procon AL

Caso sua reclamação não tenha atendida/resolvida após entrar em contato com a empresa, o próximo passo pode ser buscar atendimento no Procon Alagoas, pois órgão poderá ajudá-lo.

Procon AL online oferece aos consumidores que se sentirem lesados a chance de abrir reclamação pela internet de forma rápida. Dessa forma, não é mais preciso ir até a um posto de atendimento para abrir uma reclamação.

Clique no link a seguir para ter acesso a página do Procon AL. Se o serviço online estiver disponível preencha corretamente todos os dados (consumidor e fornecedor/empresa) com bastante atenção, pois qualquer erro poderá anular a reclamação.

Se você optar pelo serviço online do Procon Alagoas será indicado que você anexe a documentação (documentação pessoal e residencial, nota fiscal, contrato…).

Presencial

Grande parte dos serviços da Procon Alagoas podem solicitados sem sair de casa, diretamente no site do órgão.

Antes de se dirigir a uma unidade de atendimento do Procon AL será preciso agendar um horário para ser atendido presencialmente no sistema do Governo do Estado de Alagoas.

O agendamento pode ser realizado pelo link: https://agendamento.seplag.al.gov.br.

Endereço Procon AL

Rua do Livramento, n°153 – Centro, Maceió – AL CEP: 57020-030

WhatsApp

O Procon de Alagoas conta com seguinte número para atendimento via WhatsApp:

9 8876-8297

E-mail

info@procon.al.gov.br

Telefone

151 – ligação gratuita

(82) 3315-7237

Redes sociais

Instagram: https://www.instagram.com/proconalagoas/

Facebook: https://www.facebook.com/ProconAL

Apoio ao Consumidor
Bom Saber
Procon BA

Mediação Procon AL

O Procon de Alagoas atua como mediadores do consumidor.

A mediação é um método amigável de resolução de conflitos. A mediação do consumidor é acessível a qualquer pessoa que tenha uma questão com uma empresa ou profissional que lhe tenha vendido um produto ou prestado um serviço.

O objetivo da mediação do Procon é possibilitar a solução amigável das controvérsias que lhe são submetidas. Mais especificamente, estabelecer um diálogo entre as partes para que elas encontrem a melhor solução para a reclamação.

O serviço é gratuito.

Em alguns casos, se o problema não for resolvido, é então possível recorrer à justiça, como por exemplo, o Juizado de Pequenas Causas.

Empresas com mais reclamação em 2022

De acordo com o site do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec, as 10 empresas com mais registro nos Procons do estado de Alagoas são:

empresas reclamadas no procon alagoas
Listas de empresas com mais reclamação

Endereço Procon AL: onde fazer a sua reclamação

O horário de atendimento nos Procon’s de Alagoas varia de posto para posto, mas normalmente o atendimento ao público é entre o período da manhã e tarde, das 08 às 16 horas.

Antes de buscar atendimento verifique se o endereço ainda é o mesmo, pois pode ter sofrido alteração.

Em Maceió, você pode abrir processo de reclamação na:

  • Sede do Procon: Avenida General Clodoaldo da Fonseca, número 95 – Farol. Contato: 3315-1796
  • Central de Conciliação, Fiscalização, Jurídico e Cartório: Rua Saldanha da Gama, número 71 – Farol
  • JÁ Farol: Avenida Fernandes Lima – Shopping Farol. Contato: 3315 – 1426
  • JÁ Centro – no antigo PRODUBAN, Rua do Comércio, número 121. Contato: 3315 – 1787
  • Já Pátio: Avenida Menino Marcelo, número 3800 – Shopping Pátio na Cidade Universitária.
  • Procon Jacintinho– Casa de Direitos: Praça do Mirante
  • Procon (Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor Idoso): Rua Augusto Cardoso, s/n°

Ainda, é possível, por meio dos Procon’s nas seguintes faculdades parceiras:

  • Faculdade Maurício de Nassau: Avenida Sandoval Arroxelas
  • Faculdade Seune: Rua Saldanha da Gama, número 375

O Procon AL conta com postos de atendimento nos seguintes municípios:

  • Procon Delmiro Gouveia: na parte superior do prédio do Banco do Brasil. Contato: (82) 3641 – 5891.
  • Procon Arapiraca: Rua  João Ribeiro Lima, 101
  • Procon Porto Calvo: Rodovia AL-101 Norte, KM 98
  • Procon Viçosa: Rua Mota Lima, s/nº, bairro Centro
  • Procon Santana do Ipanema: Rua Gilmar Pereira Queiroz, 600 – cidade Santana do Ipanema
  • Procon Penedo: Rua 07 de Setembro, 50, bairro Centro
  • Procon São Miguel dos Campos: Rua Barão de Jequiá, 114 – bairro Centro – Cidade São Miguel dos Campos. Contato: (82) 3271-1436
  • Procon Coruripe: Rua Pernambuco Novo, s/nº – bairro Vassouras – Cidade Coruripe
  • Procon Palmeira do Índios– Praça da Independência s/n – bairro Centro Comercial

Juizado Pequenas Causas

Se você não conseguir resolver sua reclamação uma ação judicial poderá permitir que você a resolva.

A ação legal deve sempre ser seu último recurso.

Se você falhar em todas as suas tentativas, uma ação judicial pode permitir que você resolva sua reclamação.

O Tribunal de Pequenas Causas é uma forma relativamente simples e menos dispendiosa de resolver disputas do que muitos processos judiciais.

  • O valor máximo da reclamação varia. Informe-se sobre o limite de valor.
  • Você não é obrigado a ser representado por um advogado no Juizado de Pequenas Causas.
  • Os tribunais de pequenas causas permitem que cada parte conte sua história e não esperam que os consumidores conheçam todas as formalidades legais.

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1 comentário em “Procon AL: 04 etapas para sua reclamação e 10 empresas mais reclamadas”

  1. Bom dia gostaria de saber como faço uma reclamação de uma agencia da caixa econômica federal, por motivos de demora no atendimento, passei 2:45 minutos esperando para resolver um problema da minha empresa e ao chegar lá, não conseguir resolver nada, pedi um comprovante do horário de atendimento e eles não me forneceram! o único comprovante que tenho estar no nome do meu cliente que fui resolver em nome dele?

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