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Fraude com Cartão de Crédito: o que fazer?

Usando várias artimanhas, criminosos estão cada dia mais aperfeiçoando os tipos de fraudes com cartão de crédito, infelizmente, a maioria dos casos não são denunciados à polícia, justiça ou ao Procon, pois a maioria das vítimas tenta resolver o problema diretamente com as instituições financeiras, pedindo o cancelamento do débito.

Para realizar o golpe, os falsários usam cartão de credito clonado ou o número do cartão da vítima com o código de segurança, assim como documentos e contatos telefônicos.

Há casos também de fraude com cartão, em que os criminosos usam a lábia para convencer a vítima a passar a senha. Este exemplo é bastante recorrente com os idosos.

Com os dados em mãos, os criminosos fazem compras pela internet, lojas físicas e até fazem empréstimos no nome da vítima.

Metade dos Brasileiros já Caiu em Algum Tipo de Golpe

Não é difícil encontrar amigos e conhecidos que já caíram em algum tipo de fraude com cartão de crédito, clonado ou compra não realizadas.

O Brasil ocupa a segunda colocação entre os países que mais sofrem fraudes com cartões de crédito, débito e pré-pago, atrás apenas do México.

Os brasileiros apresentaram o maior percentual de “comportamento de risco”: 11% disseram que respondem a e-mails ou telefonemas pedindo dados bancários. No Canadá, apenas 5% dos entrevistados apresentam esse comportamento e 8% nos Estados Unidos.

No Brasil, 15% dos entrevistados também afirmaram anotar e levar na carteira a senha do cartão.

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O que Fazer Quando Você Descobre a Fraude

Para que a vítima não descubra facilmente o golpe, normalmente, os criminosos fazem compras com valores baixos, entre R$ 100,00 e R$ 150,00.

E, ainda, para não chamarem a atenção, as compras são parceladas em várias prestações.

Caso você caia em fraude com o seu cartão de crédito. Você pode procurar o banco e/ou a operadora do seu cartão ou fazer uma reclamação no Procon.

No caso do Procon, o órgão entra em contato com a instituição financeira, solicita esclarecimento, demonstrando que o consumidor não fez a compra.

Após o contato/denúncia da fraude. É feita a apuração dos fatos e, na maioria dos casos, é verificado que houve erro e a restituição é feita ao consumidor.

Como Acontece as Fraudes com Cartão de Crédito

Existem diversas formas em que os criminosos conseguem os dados do cartão:

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