Fraude com Cartão de Crédito: o que devo fazer?

Usando várias artimanhas, criminosos estão cada dia mais aperfeiçoando os tipos de fraude com cartão de crédito, infelizmente, a maioria dos casos não são denunciados à polícia, justiça ou ao Procon, pois a maioria das vítimas tenta resolver o problema diretamente com as instituições financeiras, pedindo o cancelamento do débito.

Para realizar o golpe, os falsários usam cartão de credito clonado ou o número do cartão da vítima com o código de segurança, assim como documentos e contatos telefônicos.

Há casos também de fraude com cartão, em que os criminosos usam a lábia para convencer a vítima a passar a senha. Este exemplo é bastante recorrente com os idosos.

Com os dados em mãos, os criminosos fazem compras pela internet, lojas físicas e até fazem empréstimos no nome da vítima.

O que devo faze qundo for vítima de fraude de cartão de crédito

Ao consultar as suas contas, se verificar que foi efetuado um pagamento suspeito com o seu cartão de credito, você deve bloquear o uso do seu cartão bancário o mais rápido possível.

Também é aconselhável fazer um boletim de ocorrência.

Você deve então entrar em contato com seu banco para ser reembolsado do valor em questão.

Centrais de atendimento ao cliente:

Como a fraude com cartão de crédito acontece

A fraude de cartão de crédito ocorre quando seu cartão de crédito, informações de cartão de crédito ou número de identificação pessoal (PIN) são roubados e usados ​​sem sua permissão para:

  • fazer uma compra na loja
  • fazer uma compra ou transação online
  • fazer uma compra ou transação por telefone
  • sacar dinheiro de um caixa eletrônico

Alguém pode roubar seu cartão de crédito ou informações de cartão de crédito:

  • vasculhar suas latas de lixo ou caixa de correio em busca de extratos de cartão de crédito ou outras informações bancárias
  • passando seu cartão de crédito por um dispositivo que copia informações da tarja magnética do seu cartão
  • invadir computadores da empresa e roubar informações de cartão de crédito
  • instalação de pequenos dispositivos em terminais de pagamento que registram suas informações de cartão de crédito, como seu número e PIN
  • enviar a você um e-mail que parece ser de uma empresa real solicitando informações do seu cartão de crédito, também conhecido como “phishing
  • pedindo que você use seu cartão de crédito em um site falso para fazer uma “compra”.
o que eu devo fazer com fraude de cartão de crédito
Cartão de crédito. Foto ilustrativa.

Prevenir fraudes de cartão de crédito

Você pode evitar fraudes de cartão de crédito protegendo seu cartão de crédito e informações pessoais.

Mantenha sua senha em senha segredo

Escolha um PIN difícil de adivinhar. Por exemplo, não use sua data de nascimento, número de seguro social, endereço ou número de telefone.

Certifique-se de fazer o seguinte para manter seu PIN em segredo:

  • nunca dê seu PIN a ninguém, nem mesmo a um membro da família ou cônjuge
  • memorize seu PIN em vez de anotá-lo
  • se anotar, guarde-o em local seguro, longe do cartão de crédito;
  • altere seu PIN com frequência

Algumas instituições financeiras permitem pagamentos por dispositivo móvel, como smartphone ou tablet. Mantenha a senha e o PIN do seu dispositivo móvel em segredo para evitar transações que você não fez ou aprovou.

O que é um meio de autenticação forte?

Para combater a fraude bancária, a autenticação forte consiste em permitir que os consumidores validem as transações utilizando pelo menos dois dos três fatores seguintes: algo que só eles sabem (uma palavra-passe, exemplo), algo que só eles têm (um cartão bancário) e/ou uma característica que lhes é pessoal (uma impressão digital).

Os regulamentos agora determinam que seu banco deve aplicar autenticação forte quando:

  • você acessa sua conta online;
  • você inicia uma transação de pagamento eletrônico (pagamento pela Internet);
  • você realiza uma transação por meio de um meio de comunicação remoto (pagamento por telefone ou pela Internet) suscetível de envolver um risco de fraude em termos de pagamento ou qualquer outro uso fraudulento.

Se uma transação não autorizada for realizada quando a autenticação forte deveria ter sido aplicada e essa autenticação forte não tiver ocorrido, os regulamentos diz que o cliente não arcará com quaisquer consequências financeiras, exceto no caso de atos fraudulentos por parte de sua pessoa.

Dicas para evitar fraudes no cartão de crédito

Considere as dicas abaixo ao usar seu cartão de crédito em locais públicos e em lojas:

  • mantenha seu cartão de crédito em um lugar seguro
  • limitar o número de cartões de crédito que você carrega
  • cubra o teclado com a mão ou o corpo ao digitar sua senha para que ninguém possa vê-lo
  • não perca de vista seu cartão de crédito ao fazer uma compra
  • denuncie qualquer coisa suspeita sobre o dispositivo da loja ou caixa eletrônico à sede da empresa e ao emissor do cartão de crédito

Em casa

Proteja-se contra fraudes de cartão de crédito em casa:

  • bloqueie sua caixa postal para que sua fatura do cartão de crédito ou cartão reserva não seja roubado
  • destrua cartões de crédito antigos que não são mais válidos cortando-os
  • mantenha seus extratos de cartão de crédito em um local seguro e destrua-os quando não precisar mais deles
  • receba uma confirmação por escrito do emissor do seu cartão de crédito ao cancelar o cartão

Cuidados com compras online

Ao realizar transações bancárias ou compras on-line, use sites que comecem com “https” ou exiba a imagem de um cadeado na barra de endereço. Estes são sinais de que suas informações estarão protegidas.

Proteja-se contra fraudes de cartão de crédito online:

  • use apenas sites confiáveis ​​e seguros ao fornecer informações pessoais ou comprar algo online
  • manter o software de firewall, antivírus e anti-spyware atualizado
  • evite fornecer os detalhes do seu cartão de crédito em um e-mail desprotegido
  • evite usar computadores públicos em bibliotecas ou cibercafés para transações bancárias ou compras
  • Limpe o histórico e o cache do computador quando terminar de usar um computador público.

No telefone

Um emissor de cartão de crédito legítimo não solicita informações pessoais por telefone. Use o número de telefone no verso do cartão quando quiser entrar em contato com o emissor do cartão de crédito.

Não use números incluídos em um e-mail ou fornecidos a você por qualquer pessoa que não seja o emissor do seu cartão de crédito.

Proteja-se contra fraude de cartão de crédito por telefone:

  • evite fornecer informações de cartão de crédito por telefone se estiver em público ou se não tiver certeza se alguém está ouvindo sua conversa
  • forneça as informações do seu cartão de crédito apenas para empresas nas quais você confia
  • peça mais informações de alguém que entre em contato com você para obter as informações do seu cartão de crédito para garantir que a empresa seja legítima

No geral

Você pode evitar ser vítima de fraude de cartão de crédito:

  • fazer uma lista de seus cartões de crédito com o número para ligar em caso de roubo ou perda
  • manter os extratos de pagamentos do emissor do cartão de crédito em um local seguro
  • relatando imediatamente um cartão perdido ou roubado ao emissor do seu cartão de crédito
  • estudando o extrato mensal do seu cartão de crédito
  • relatando imediatamente quaisquer transações que você não concluiu ou aprovou ao emissor do cartão de crédito
  • obter uma confirmação por escrito do emissor do seu cartão de crédito quando você cancela seu cartão
  • verificar seu relatório de crédito pelo menos uma vez por ano e relatar imediatamente quaisquer erros

Passo a passo a seguir se você perdeu seu cartão de crédito

Se você perder seu cartão de crédito, entre em contato com seu banco imediatamente. Após esta notificação, o banco deve cancelar seu cartão e emitir um novo.

Outras coisas para fazer:

  • verifique regularmente o extrato do seu cartão de crédito para quaisquer transações que você não concluiu
  • mantenha seu cartão de crédito seguro
  • mantenha uma lista de números de contas e cartões de crédito em um local seguro em casa para referência

Centrais de atendimento ao cliente:

verificar fraude de cartão bancário
Fraude com cartão de crédito. Foto ilustrativa.

O que fazer se você for vítima de fraude de cartão de crédito

Para que a vítima não descubra facilmente a fraude com cartão de crédito, normalmente, os criminosos fazem compras com valores baixos, entre R$ 100,00 e R$ 150,00.

E, ainda, para não chamarem a atenção, as compras são parceladas em várias prestações.

Entre em contato com sua instituição financeira se seu cartão de crédito for perdido ou roubado, ou se você descobrir pagamentos em seu extrato que você não fez ou aprovou.

Se for necessário recorrer ao Procon, o órgão entrará em contato com a instituição financeira, solicitando esclarecimento, demonstrando que o consumidor não fez a compra.

Se você acredita ser vítima de fraude de cartão de crédito:

  • anote o que aconteceu e como você descobriu sobre a fraude
  • entre em contato com a empresa de cartão de crédito para notificá-los sobre a fraude
  • anote o nome da pessoa com quem você está falando e a data da conversa
  • guarde todos os documentos que considere úteis se a polícia investigar a fraude
  • entre em contato com a polícia local para registrar uma queixa
  • comunicar-se com pessoas responsáveis ​​por outras contas (por exemplo, companhia telefônica) que possam ser adulteradas

Após o contato/denúncia da fraude. É feita a apuração dos fatos e, na maioria dos casos, é verificado que houve erro e a restituição é feita ao consumidor.

Metade dos brasileiros já caiu em algum tipo de golpe

Não é difícil encontrar amigos e conhecidos que já caíram em algum tipo de fraude com cartão de crédito, clonado ou compra não realizadas.

O Brasil ocupa a segunda colocação entre os países que mais sofrem fraudes com cartões de crédito, débito e pré-pago, atrás apenas do México.

Os brasileiros apresentaram o maior percentual de “comportamento de risco”: 11% disseram que respondem a e-mails ou telefonemas pedindo dados bancários. No Canadá, apenas 5% dos entrevistados apresentam esse comportamento e 8% nos Estados Unidos.

No Brasil, 15% dos entrevistados também afirmaram anotar e levar na carteira a senha do cartão.

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