Procon Online

Como Gerenciar Despesas Domésticas | organize os gastos de sua família

Orçamento e economia

Orçamento é a quantia disponível em um determinado período para atender às despesas geradas. Poupança é a reserva de dinheiro que você tem para o futuro.

A economia é importante de várias maneiras, seja para comprar um imóvel sem endividar-se, comprá-lo quando estiver com o melhor preço ou enfrentar despesas imprevistas que possam surgir no futuro.

Existem duas maneiras de economizar: aumentar a renda ou reduzir as despesas.

A disciplina é essencial para que um nível de gastos ajuste nosso orçamento e obtenha economia. Definir metas mensais de economia é um mecanismo que fornece resultados muito bons.

Além disso, devemos estar cientes de que, a qualquer momento, as circunstâncias econômicas podem mudar, podemos sofrer perda de emprego ou problemas de saúde. É por isso que é importante ter provisões para lidar com essas eventualidades que podem piorar se já estivermos em dívida.

Controle de Despesas Domésticas. Foto ilustração.

Autocontrole para evitar consumo desnecessário

É sempre importante ter autocontrole em relação ao consumo, evitando comprar por impulso, ansiedade ou desejo.

É aconselhável planejar as compras, decidir se o que vamos comprar é realmente necessário ou fazer um esforço de economia por alguns meses para comprá-lo.

Os pagamentos em dinheiro evitam os pagamentos de juros incorridos ao comprar com cartão ou outros instrumentos de crédito.

Também não é conveniente ser guiado apenas porque um item está à venda para comprá-lo. Talvez você possa encontrar uma opção mais barata, mesmo sem desconto. Também é importante não fazer compras como uma atividade divertida.

Invista em você mesmo

Um dos melhores investimentos é o realizado em estudos e treinamentos. Renda extra pode ser gerada através do conhecimento. Se tivermos mais habilidades, temos muito mais chances de obter uma promoção ou um emprego com melhor remuneração.

Por outro lado, se queremos iniciar nosso próprio negócio, é essencial treinar o máximo possível no que vamos oferecer, fazer cursos, investigar.

O importante é que, se conseguirmos um emprego melhor, uma posição melhor na empresa ou um empreendimento de sucesso, os custos de treinamento serão cobertos rapidamente, logo gerando renda extra.

Ensinar as crianças

É essencial ensinar as crianças a ter um comportamento financeiro adequado, através da educação e a título de exemplo.

Você precisa ensiná-los a priorizar e, às vezes, precisa esperar o que deseja. Devemos ensiná-los sobre a importância de economizar.

Você pode começar fazendo uma lista das coisas que geralmente compramos deles e dando-lhes esse dinheiro para gerenciar a si mesmos. Eles não apenas aprenderão a priorizar o que mais desejam ou precisam, mas também podem ser definidas metas de economia facilmente alcançáveis ​​para que eles entendam sua importância.

Cartões de crédito

Devemos tentar usar cartões de crédito para contingências, aproveitar uma oportunidade realmente vantajosa ou financiar uma compra que não poderíamos pagar em dinheiro.

O risco envolvido no uso de cartões de crédito é que muitas vezes você perde a noção de que terá que pagar pelo que está comprando.

É conveniente usá-los somente quando pudermos cobrir o total mensal do extrato. O pagamento mínimo é igual ao valor mínimo que devemos pagar para não ser inadimplente.

Além disso, eles podem incluir custos adicionais, como o custo anual do cartão, o custo do envio do extrato, bem como o seguro de vida dos saldos financiados.

Aproveite e saiba como funciona as faturas de cartão de crédito.

Empréstimos

Assim como as compras com cartão de crédito, é recomendável usar empréstimos apenas em eventos imprevistos.

Por outro lado, muitas pessoas começam a solicitar novos créditos para pagar os antigos, entrando em um círculo vicioso.

Para fins de contratação de um empréstimo, sugere-se consultar e comparar as taxas de juros aplicadas por diferentes entidades financeiras.

Em caso de endividamento, é aconselhável perguntar ao banco financeiro ou comercial sobre a possibilidade de refinanciamento.

Sair da versão mobile