Procon Online

Você Pede Nota Fiscal E Qual A Importância Deste Documento Fiscal?

Tem muita gente que compra e esquece de uma coisa muito importante: pedir a nota fiscal.

Infelizmente, tem muita gente que nem liga para a nota fiscal, mas é sempre bom obter um recibo ou outro comprovante de compra dos produtos e serviços que você contrata.

Você deve estar se perguntando: por que eu tenho que pedir a nota fiscal na hora da compra?

Leia esta pequena matéria para entender a importância deste documento.

Modelo de Nota Fiscal. Foto ilustração.

Nota Fiscal Comprova sua Compra

Sem dúvida alguma, a nota fiscal é a garantia que você comprou ou adquiriu um produto ou contratou um serviço.

Para usar seus direitos a um reparo, substituição ou reembolso, você precisará apresentar a nota fiscal, recibo ou outro tipo de comprovante de compra.

É isso que garantirá que você possa desistir dessa compra em até sete dias caso este produto esteja com problema. O documento também é importante na hora de fazer sua reclamação no Procon.

Além de facilitar a troca, em algumas situações, o documento fiscal ajuda na declaração de imposto de renda por exemplo você vai ao médico ou ao dentista você também tem deduções. O mesmo acontece com o pagamento de faculdades e colégio dos filhos.

Todos esses recibos devem ser armazenados porque eles são documentos fiscais que podem abater no imposto de renda.

Não só nestes exemplos, mas também qualquer tipo de situação que você esteja, por exemplo, comprando um carro em uma concessionária você tem que pedir a nota fiscal.

Garantia do Produto

Ainda falando da importância da nota fiscal. Em relação à garantia do produto que você comprou, olha só se você não tem o comprovante fiscal como é que você vai voltar a loja ou quando necessário ir à assistência técnica, pois ela pedirá a nota fiscal do produto.

Por isso comprar fora do país nem sempre é tão vantajoso assim você compra um aparelho lá fora do país que não têm nota fiscal no Brasil você passa pela alfândega ninguém te pegou, legal!

Só que a hora que você for fazer uma manutenção ou precisa da assistência técnica alguém vai te pedir a nota fiscal do produto e você não terá.

Pode ser que você comprou barato lá fora, mas aqui dentro você acaba perdendo esse dinheiro e sem contar que emitir uma nota fiscal é obrigatório por parte de qualquer comerciante.

Mais Informações Sobre Nota Fiscal

Por isso, você pode e precisa sim exigir a nota fiscal na hora das suas compras. Você não deve abrir mão desse direito.

Algumas cidades, dão descontos em impostos, prêmios e até retorno do ICMS e do ISS daqueles produtos que você pede a nota fiscal.

Dessa forma, pode acreditar, ter o costume pedir a nota fiscal pode fazer você também poupar e ganhar prêmios.

O pior é quando alguém quer vender alguma coisa pra você sem nota porque quer dar desconto e você acaba comprando porque quer pagar mais barato olha só a sinuca que você está entrando esta pessoa está vendendo sem nota. Ela está sonegando e isso é crime.

E, por fim, mantenha os recibos em um local seguro e seco e tire uma cópia ou foto deles se estiver preocupado com o desbotamento do documento.

Sair da versão mobile