Procon AC – Veja Como Fazer Reclamações online e Denúncias

Receber fatura de cobrança errada, ser surpreendido com a chegada de um cartão de crédito sem sequer ter solicitado, compra de produto com defeito, vencimento errado do plano de saúde ou pagar juros de boleto que não foi entregue ou chegou com atraso.

São algumas das reclamações e denúncias mais recorrentes junto ao Procon AC. No estado do Acre, o órgão está vinculado a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos e tem como objetivo:

  • Elaborar, desenvolver e executar a política dos direitos de defesa do consumidor
  • Orientar e promover a educação para um consumo consciente da população
  • Fiscalizar o mercado de consumo

Caso esteja tendo algum tipo de problema relacionado aos seus direitos de consumidor, você pode procurar atendimento no Procon AC. Para que equipe do órgão analise sua queixa e se necessário abra processo administrativo contra a empresa ou prestador de serviço.

Na hora de fazer sua reclamação no Procon AC. É preciso ficar atento a todos os detalhes que comprove sua queixa, ou seja, todos os documentos relacionados como nota fiscal, recibo de pagamento, e-mail, etc… para evitar dor de cabeça.

Formas de Atendimento Procon AC

código de defesa do consumidor procon ac

O Procon AC oferece duas formas de atendimento. A primeira, o atendimento presencial no posto de atendimento do órgão e, o segundo, pela internet através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

Para tirar dúvidas ou fazer sua denúncia online no Procon AC, acesse agora www.procon.ac.gov.br, localize e clique na barra lateral o link “Atendimento Eletrônico”. Feito isto, você será direcionado ao site do Sindec.

Lá você preencherá um pequeno cadastro com os seus dados pessoais e descreverá resumidamente sua dúvida.

Atendimento Presencial

De acordo com o site do Portal do Consumidor, o estado do Acre conta com 03 postos de atendimento do Procon:

  • Procon Estadual do Acre – Avenida Ceará, número 823 – Cadeia Velha. Telefone de contato: (68) 3223-3004
  • Procon Sena Madureira – Rua Padre Egídio, número 541 – bairro Centro. Telefone de contato: (68) 3612-2454
  • Procon Xapuri – Rua Seis de Agosto, número 12 – bairro Centro. Telefone de contato: (68) 3542-2272

Onde é possível você fazer reclamações pessoalmente ou por meio de procurador (ideal para quem trabalha e não tem como ir até o posto de atendimento do Procon).

Para fazer sua reclamação junto ao órgão é preciso apresentar alguns documentos que comprove o problema. A lista de documentos varia de acordo com cada categoria do produto ou serviço que será reclamado.

Entre as categorias estão:

  • Alimentos
  • Assuntos Financeiros
  • Habitação
  • Produtos e Serviços Diversos
  • Saúde
  • Energia Elétrica e Água
  • Serviços e Educação
  • Telefonia/Celular

Para saber a lista completa e a descrição dos documentos de cada uma destas categorias clique aqui.

O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 08 às 18h, exceto dias de feriados.

Reclamação via Procurador

mulher segurando sacolas

Caso opte pela reclamação via procurador, será preciso baixar e preencher corretamente o modelo de procuração disponível no site do Procon AC. Lembrando que não é preciso reconhecer firma em cartório.

O documento deverá ser apresentado no ato da abertura do processo de reclamação juntamente com os outros documentos que comprove o problema.

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