procon carioca cidade do rio de janeiro

Procon Carioca | Cidade do Rio de Janeiro

O Procon Carioca é um órgão que tem ajudado muita gente na cidade do Rio de Janeiro ao que se refere o Código de Defesa do Consumidor. Para facilitar ainda mais a vida da população, o órgão oferece um amplo sistema de atendimento online para os consumidores, facilitando o registro de reclamações e denúncias.

Sabe o que isto significa para você? Significa, muita economiza de tempo, pois dessa forma, não é mais preciso enfrentar filas e filas para resolver problemas de consumo na cidade do Rio de Janeiro.

O órgão considera importante que o consumidor denuncie as empresas e prestadores de serviços que não respeitam os diretos do consumidor. Portanto, se você mora na cidade do Rio de Janeiro pode buscar atendimento e/ou orientação na área de defesa do consumidor quando seus direitos forem violados.

Veja as formas de atendimento, como é fácil e rápido registrar sua reclamação no site do Procon Carioca.

Atendimento online Procon Carioca

Pela internet, você tem duas opções para registrar sua reclamação: primeira pelo site do Consumidor.gov e a segunda pelo próprio site do Procon Carioca.

1º opção: site www.consumidor.gov.br

A primeira coisa que você deve fazer é verificar se a empresa “reclamada” tem cadastro no site.

Para isso, acesse o campo “pesquise a empresa”, digite o nome dela e clique em ir.

Se o nome dela aparecer no resultado é porque ela já tem registro no site do Consumidor.gov.br

Ao fazer a sua reclamação ou denúncia pelo Consumidor.gov.br, a empresa tem o prazo de até 10 dias para responder a solicitação.

Mais de 200 empresas já participam da plataforma e mais de 20.000 consumidores recorreram ao site para solucionar seus problemas.

Se o nome da empresa não aparecer no resultado é que ela ainda não é cadastrada no sistema, mas certifique de ter digitado corretamente o nome dela.

Mas não se preocupe quanto a isso, pois você poderá fazer a reclamação no próprio site do Procon Carioca. 🙂

2º opção: site do Procon Carioca

procon carioca cidade do rio de janeiro
Página do Procon Carioca

Caso a empresa reclamada não esteja cadastrada no site. A melhor opção para você será o Procon Carioca.

Neste caso, você preencherá um pequeno formulário online no próprio site com suas informações, tais como nome completo, e-mail pessoal válido, endereço de contato, telefone…

Além destas informações, será necessário fornecer informações da empresa, tais como nome, endereço e CNPJ.

Acesse aqui o formulário online de reclamação.

Nestas duas formas de atendimento pela internet (Portal do Consumidor e Procon Carioca), as denúncias e reclamações serão analisadas pelas equipes de cada órgão.

Reclame pela Central 1746

Além do atendimento online, você ainda pode abrir uma reclamação ou denunciar uma empresa ou prestador de serviço, pela Central 1746 da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Aqui, basta você ligar para o número (1746) ou acessar o site www.1746.rio.gov.br.

Você pode fazer isto a qualquer hora do dia.

Esta é uma alternativa para aqueles não resolveram o problema junto a empresa, por exemplo, por meio do site Consumidor.gov.br.

O importante é não deixar que o seu direito de consumidor passe batido.

Você pode utilizar os serviços do Procon Carioca para abrir reclamação contra qualquer empresa que atua na Cidade Maravilhosa.

O Procon Carioca é um serviço exclusivos para a população que mora na capital carioca. Caso more em outra cidade, poderá abrir sua reclamação no Procon da sua cidade.

Serviços mais reclamados

  • Cancelamento de assinatura: telefonia fixa, internet, tv, plano de saúde…
  • Cobranças indevidas: água, luz…
  • Compras Online
  • Compras ou débitos não realizados
  • Faturas
  • Telefone celular
  • Cobrança abusiva
Rolar para cima