Se você mora na cidade de Londrina e deseja informações sobre seus direitos você pode procurar o Procon Londrina e dependendo do seu caso registrar uma reclamação no órgão a fim de solucionar o seu problema.
Procon de Londrina é um órgão vinculado a Prefeitura.
O Procon de Londrina tem as seguintes competências em matéria de defesa do consumidor:
- Conselhos sobre questões de consumo
- Processamento de reclamações/denúncias
- Servir como sede da arbitragem do consumidor
- Procedimento de inspeção
- Trabalho de conscientização de consumo
- Suporte a associações de consumidores
Se você quiser registrar uma reclamação ou fazer uma denúncia o serviço é gratuito.
O Que é Uma Reclamação?
É uma comunicação que um consumidor direciona ao órgão de defesa do consumidor para relatar sobre algum fato que possa constituir uma infração em matéria de consumo.
A partir da reclamação o Procon pode iniciar investigação e verificação o fato denunciado através dos serviços de inspeção e controle.
O objetivo de uma queixa do consumidor é informar ao órgão sobre fatos que são considerados prejudiciais aos interesses do consumidor.
Qualquer pessoa pode fazer uma reclamação sobre consumo, mesmo que os fatos e comportamentos em questão não o afetem diretamente.
Antes de procurar atendimento no Procon é importante que você reúna documentos (nota fiscal, comprovante de pagamento, recibo…) e o maior número de informação possível como, por exemplo, e-mail, protocolo de atendimento.
Antes de ir ao Procon é aconselhável tentar resolver o problema diretamente com a empresa.
Atendimento
Os cidadãos que precisam de atendimento podem ir ao órgão onde, entre outros serviços, podem buscar:
- Informações ou conselhos sobre consumo
- Abrir reclamações ou denúncias de preços abusivos, por exemplo
- Realizar consultas sobre outras questões relacionadas à proteção de seus direitos como consumidores
Além do atendimento presencial, o Procon Londrina conta telefone e e-mail de contato, nos quais os consumidores e usuários que desejarem também podem fazer suas consultar.
- Telefone 151 ou (43) 3345-0396
- E-mail: procon@londrina.pr.gov.br.
Horário de Atendimento
O atendimento é realizado das 09h às 17h, de segunda a sexta-feira. São distribuídas senhas até às 13:00, sendo que os atendimentos são realizados até às 17h de acordo com a demanda.
Quem procurar o órgão após às 14h poderá buscar apenas aconselhamento. Neste tipo atendimento não é aberto o registro de reclamação.
Caso você tenha dificuldade para ir pessoalmente ao Procon Londrina. A reclamação ou denúncia pode ser feita via procuração com reconhecimento de firma em Cartório.
Endereço Procon Londrina
O Procon em Londrina fica na Rua Mato Grosso, número 299 | Londrina – PR
Telefone de Atendimento ao Consumidor: 151
Página do Procon Londrina onde você pode acompanhar a atuação do órgão na cidade: clique aqui.