O Procon na cidade de São Paulo a fim de alcançar um público maior e proporcionar um serviço de qualidade, oferece a sociedade paulista 02 tipos de atendimento: presencial e a distância. Principalmente, para que a população escolha a melhor forma para entrar em contato com o órgão.
Antes de procurar atendimento é interessante que você entre no site da Fundação Procon SP e leia com atenção as orientações (por exemplo, dicas para comprar com segurança pela internet) e dúvidas/perguntas mais frequentes no órgão, pois isto te ajudará a elaborar melhor sua reclamação e evitar erros.
Uma boa notícia é que a Prefeitura de São Paulo anunciou recentemente a criação de mais um novo serviço na defesa dos direitos do consumidor: o Procon Paulistano. Até o momento a maior cidade brasileira só contava com o atendimento estadual da Fundação Procon.
A previsão é que novo órgão comece a funcionar em junho de 2016 (agora é esperar para saber se isto acontecerá de fato). Com isto, a população da capital paulista terá dois tipos de atendimento:
- Fundação Procon (atende diversas cidades paulistas, incluindo Guarulhos e Santo André
- Prefeitura de São Paulo (Procon Paulista)
O que aumentará o número de atendimento e a promoção da defesa dos direitos do consumidor na cidade.
ATENDIMENTO PESSOAL
O Atendimento Pessoal no Procon é a forma de contato mais tradicional e é realizado diariamente nos dias uteis em algumas unidades do Poupatempo, espalhadas pela capital paulista (bairro da Sé, Santo Amaro e Itaquera).
O atendimento no Procon cidade de São Paulo é por meio de agendamento, distribuição de senhas diariamente.
Neste caso, o interessado passa por um processo de triagem para avaliar sua necessidade. Em seguida, é concedida uma senha com o agendamento/horário de atendimento previamente marcado.
Por meio do atendimento pessoal, é possível abrir reclamações, fazer consultas e acompanhar o andamento de processo no Procon SP. E, ainda, tirar dúvidas.
ATENDIMENTO À DISTÂNCIA
Como dito, além do pessoal, o Procon na cidade de São Paulo conta também com o atendimento à distância que acontece de várias formas, tais como Caixa Postal, meio eletrônico, telefônico e até por rede social (Facebook e Twitter).
Embora o Atendimento a Distância no Procon alcance um público grande, este é um serviço destinado apenas para a população do estado de São Paulo. Ou seja, os consumidores de outros estados devem recorrer ao Procon do seu Estado ou outros órgãos de defesa do consumidor, como o Ministério Público ou Justiça Especial.
ENDEREÇO PROCON NA CIDADE DE SÃO PAULO
Como dito, o atendimento do Procon na cidade de São Paulo é feito via os postos de atendimento do Poupatempo:
- Poupatempo Itaquera – Avenida do Contorno, sem número, (ao lado do metrô) – 0800-772-3633. Atendimento: segunda a sexta, das 07 às 19 horas, e sábado das 07 às 13 horas.
- Poupatempo Santo Amaro – Rua Amador Bueno, número 176/258, (próximo ao Largo Treze de Maio) – 0800-772-3633. Atendimento: Segunda a Sexta, das 07 às 19 horas, e de sábado das 07 às 13 horas.
- Poupatempo Sé – Praça do Carmo, sem número, (Centro) – 0800-772-3633. Atendimento: segunda a sexta, das 07 às 19 horas, e sábado das 07 às 13 horas.