O Procon do Rio de Janeiro tem como objetivo assegurar os direitos do consumidor e os serviços não garantem apenas a troca de um produto estragado ou com defeito, mas salvaguarda a proteção a vida e da saúde dos consumidores.
Toda a sua atuação é garantidas pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor. E a partir desta legislação é que o Procon tenta pelo menos resguardar o equilíbrio entre as partes envolvidas, no caso, cliente e empresa.
Veja o que você precisa saber:
- Site Procon RJ: www.procon.rj.gov.br
- Como registrar sua reclamação
- Atendimento
- Postos de atendimento
- Telefone Procon
O Procon também tem o seu víeis pedagógico que visa alertar a população como um todo, por meio de cartilhas e/ou palestras presenciais ou online, contra práticas enganosas e conscientização dos diretos e deveres dos consumidores e lojistas.
Site Procon RJ: www.procon.rj.gov.br
Como as nossas vidas andam corridas, quase sempre não temos tempo para nada. O site do Procon RJ é uma boa opção para quem necessita fazer reclamação contra empresa ou prestadores de serviços, porém não tem tempo de ir a uma unidade de atendimento do orgão.
Além disso, é possível acompanhar o andamento de sua reclamação sem sair de casa ou mesmo pelo celular.
No site é possível, por exemplo, registrar reclamação online, o que significa economia de tempo.
Todas estes serviços online tem como proposta viabilizar o acesso aos direitos dos consumidores e a eficiência do serviço frente a crescente demanda.
Como registrar sua reclamação
Para registrar ou acompanhar sua reclamação a primeira coisa a se fazer é acessar a página principal do Procon RJ na internet.
Na barra lateral à esquerda, encontra-se o link “Registrar uma Reclamação” ou Acompanhar sua Reclamação”. Clique na opção que você necessita no momento.
Feito isso, abrirá uma nova página. Na opção “Fazer Reclamações” digite o CAPTCHA (ferramenta anti-spam) e finalize clicando em “Efetuar Reclamação”.
Em seguida, abrirá uma página como esta:
Preencha corretamente todas as informações solicitadas neste formulário, sendo aquelas com * obrigatórias.
Entre os dados requeridos estão: pessoais e da reclamação. Tenha atenção na hora de gerar a Pergunta Secreta, pois ela poderá ser útil.
Na parte reclamação, preencha corretamente todas as informações, pois elas que orientarão a abertura do seu processo.
Do mesmo modo, atenção na hora de escolher as opções e escreva corretamente.
Não esqueça de especificar se antes de recorrer ao Procon RJ você tentou resolver o problema diretamente com a empresa.
Já para acompanhar a reclamação basta informar o número correto do PROTOCOLO. Fornecido na abertura do processo.
Veja como fazer sua reclamação no site da Proteste.
Atendimento
O Procon RJ conta com unidades atendimento espalhados em pontos estratégicos do estado. Todos os funcionários estão preparados para orientar os consumidores contra práticas que violem os seus direitos e faça valer o que a legislação diz.
Entre as formas de atendimento temos:
- Procon Bangu – Rua Fonseca, 240 2º Pavimento – Bangu Shopping – (21) 3107-7026 (21) 3107-7032 (21) 3107-7031.
- Procon Avenida Rio Branco – Avenida Rio Branco , 25 – 5° andar (próx. à Pç. Mauá) Centro Rio de Janeiro – (21) – 151
- Procon Cantagalo – Rua Barão da Torre, s/n saída Estação General Osório Ipanema Rio de Janeiro – (21) 3202-5565
- Procon Niterói – Rua Visconde de Sepetiba, 519 térreo Centro Niterói – (21) 2719-5177
- Procon São Gonçalo – Avenida São Gonçalo – Rodovia Niterói Manilha Km 8.5, 100 São Gonçalo Shopping Centro São Gonçalo – (21) 3125-6212
- Procon São João de Meriti – Estrada Municipal de São João de Meriti, 111 Shopping Grande Rio – 1º Pav Centro São João de Meriti – (21) 3668-1054
Ligue para 151, de segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas, para DENÚNCIAS ou ORIENTAÇÕES.
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