Se você tiver uma reclamação sobre um banco ou instituição financeira regulamentada no Brasil, você deve primeiro tentar resolver a questão diretamente com ela, antes de fazer uma reclamação no Banco Central do Brasil (BC).
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todas as empresas de serviços financeiros regulamentadas devem ter um canal de atendimento para lidar com as reclamações de seus clientes.
Mas se esgotou todo o processo de reclamação e não está satisfeito com a resposta dada pelo seu banco, você tem o direito de encaminhar uma reclamação para o Banco Central.
Porém fique sabendo que o BC não atua na resolução de conflitos entre clientes e instituições financeiras, pois as reclamações recebidas pelo órgão têm como objetivo apenas de ajudar no processo de regulação e fiscalização dos bancos. Mas mesmo assim é muito importante que você encaminhe sua reclamação.
Veja o que você encontrará aqui:
- O Que é o Banco Central
- Antes de Fazer Sua Reclamação
- Como Fazer uma Reclamação no Banco Central
- Como Acompanhar sua Reclamação

O Que é o Banco Central
O Banco Central do Brasil é a organização que regulatória dos bancos e sistema monetário do país, bem como das empresas de financiamento e investimento, casas de câmbio, financeiras e representantes bancários.
Visando a estabilidade do sistema financeiro. Isso significa que o BC precisa evitar que os preços aumentem ou diminuam muito rapidamente.
É responsabilidade do Banco Central do Brasil ajustar o custo do dinheiro, alterando as taxas de juros para estimular ou desacelerar a economia afim de preservar a estabilidade da economia.
Além disso, o Banco Central pode investigar queixas gerais graves sobre prestadores de serviços financeiros regulamentados.
Antes de Fazer Sua Reclamação
Como dito, anteriormente, se você tiver um problema com seu banco, tente resolvê-lo diretamente com a sua instituição financeira, por meio Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou ouvidoria, antes de registrar uma queixa no Banco Central.
Você também pode buscar atendimento nos órgãos de defesa do consumidor da sua cidade (Procon) ou a própria justiça.
Lembrando que se a sua reclamação já estiver na justiça, aguarde a decisão antes de prosseguir com a sua reclamação no Banco Central.
Você sabia que as instituições financeiras estão entre os setores com mais reclamações no Procon?
Como Fazer uma Reclamação no Banco Central
Para reclamar com o Banco Central do Brasil, você deve:
- Acessar a página de reclamação online do Banco Central aqui
- Vá em “Registrar Reclamação”
- Informe seu CPF ou registre uma reclamação de forma anônima, porém por meio do registro anônimo você não poderá acompanhar sua reclamação e nem receber respostas
- Informe os caracteres de segurança e clique em entrar
Feito isso, é hora de registrar sua reclamação:
- Informe a instituição financeira que deseja fazer a reclamação no BC
- Descreva o seu problema/reclamação com o maior número de informações
- Informe o protocolo de atendimento junto a instituição, o que demonstra que você buscou atendimento antes de recorrer ao Banco Central
- Você poderá arquivar até três arquivos a sua reclamação que comprove a sua queixa
- E, por fim, clique em FINALIZAR
Feito isso, sua reclamação no Banco Central estará concluída.

Como Acompanhar sua Reclamação
Para acompanhar a sua reclamação no Banco Central do Brasil, o processo é bem simples:
- Acesse a página de reclamação do Banco Central: aqui
- Vá em “Acompanhar sua Demanda”
- Informe seu CPF, o número de Registro no BC gerado na sua reclamação
- Informe os caracteres de segurança e clique em entrar
Na página seguinte, poderá acompanhar o andamento da sua reclamação.