aplicativo procon rio de janeiro

Procon RJ

Produto com defeito? Entrega atrasada? Recusa da garantia oferecida? Mesmo os consumidores mais cautelosos podem enfrentar situações assim. O Procon RJ tem como objetivo assegurar os direitos do consumidor.

Toda a atuação do órgão é garantida pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

A partir desta legislação é que o Procon tenta pelo menos resguardar o equilíbrio entre as partes envolvidas, no caso, cliente e empresa.

O Procon RJ também tem o seu víeis pedagógico que visa alertar a população, por meio de cartilhas e/ou palestras presenciais ou online, contra práticas enganosas e conscientização dos diretos e deveres dos consumidores e lojistas.

É importante destacar que o sistema do atendimento online deve ser utilizado no computador. Para a abertura de reclamação através do celular deve ser feita pelo app do Procon RJ.

Site Procon RJ: www.procon.rj.gov.br

Como as nossas vidas andam corridas, quase sempre não temos tempo para nada.

O site do Procon RJ é uma alternativa para quem necessita fazer reclamação contra empresa ou prestadores de serviços, porém não tem tempo de ir a uma unidade de atendimento do órgão.

Além disso, é possível acompanhar o andamento de sua reclamação sem sair de casa ou mesmo pelo celular.

No site é possível registrar reclamação online, o que significa economia de tempo.

Todos estes serviços online tem como proposta viabilizar o acesso aos direitos dos consumidores e a eficiência do serviço frente à crescente demanda.

Antes de fazer sua queija

Você deve notificar a empresa sobre sua reclamação por carta, e-mail ou telefone antes de registrar uma reclamação no Procon RJ.

Relate como os como seus direitos foram violados.

Se você notificar a empresa por telefone, certifique-se de anotar a data, protocolo se tiver e os detalhes da conversa.

Se a empresa não resolver sua queija depois de receber sua carta, e-mail ou telefonema, você pode registrar uma reclamação e as chances do Procon te ajudar são grandes.

O serviço é gratuito.

Quando você registra uma reclamação online, também será solicitado a fornecer documentos de apoio, incluindo:

  • o contrato, recibos, nota fiscal…
  • cópia de faturas, declarações de pagamento feitas, cartas, documentos e e-mails
  • ou qualquer outro documento relacionado a sua reclamação

Portanto, reúna toda documentação antes de procurar atendimento presencial ou online.

Como registrar sua reclamação online

Para registrar ou acompanhar o andamento da reclamação a primeira coisa a se fazer é acessar a página principal do Procon online RJ: www.procononline.rj.gov.br.

Logo, no início, digite o código e clique em efetuar reclamação.

Abrirá uma página como esta:

fazer reclamação no procon rj
Página de reclamação online

Preencha corretamente todas as informações solicitadas neste formulário, sendo aquelas com * obrigatórias, pois elas que orientarão a abertura do seu processo.

Não esqueça de especificar se antes de recorrer ao Procon RJ você tentou resolver o problema diretamente com a empresa.

Acompanhamento da reclamação

Você ainda pode acompanhar o andamento da sua reclamação informando o número do PROTOCOLO DE ATENDIMENTO fornecido na abertura do processo.

O atendimento online pelo site está disponível em dias úteis, das 07 às 22h.

App Procon RJ

Outra forma de fazer reclamação online é por meio do aplicativo do Procon RJ.

O app permite o envio de fotos e vídeos que possam dar mais sustentação à reclamação do consumidor.

Com esta facilidade que o app possibilita, o Procon RJ espera um aumento no número de reclamações, pois não será preciso buscar atendimento presencial.

Para fazer uma queixa, o consumidor deve ter em mãos todos os dados referentes à compra, tais como nota fiscal, protocolo de atendimento, detalhes do produto, além dos documentos pessoais de identificação.

Se as informações não estiverem completas não será possível abrir a reclamação online no app do Procon RJ.

Aplicativo funciona nos sistemas android e IOS; e pode ser baixado gratuitamente aqui.

aplicativo procon rio de janeiro
Tela do app Procon RJ

Postos de atendimento Procon RJ

O Procon RJ conta com unidades atendimento espalhados em pontos estratégicos do estado. Todos os funcionários estão preparados para orientar os consumidores contra práticas que violem os seus direitos e faça valer o que a legislação diz.

Atendimento por cidade

Telefone Procon

Ligue para 151, de segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas, para DENÚNCIAS ou ORIENTAÇÕES.

Rolar para cima